Amazonas registra mais de 800 casos de tuberculose em quatro meses, diz G1

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

26/05/2014 – 12h30

 Com um total de 876 casos registrados de tuberculose até o mês de abril deste ano, o Amazonaslidera a lista dos estados com os maiores índices da doença em todo o Brasil, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). Conforme o órgão, a falta de estrutura de algumas unidades de saúde, aliado às dificuldades de transporte para seguir o tratamento na capital dificultam o combate à doença no estado.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Marlúcia Garrido, o estado possui um histórico preocupante da doença. "A doença afeta a população a mais de 100 anos. Além da transmisão ser muito fácil, o acesso ao diagnóstico ainda é muito difícil, algumas unidades de saúde não têm condições de fazer nem o exame de escarro. As pessoas também encontram dificuldades de ir e vir para fazer tratamento na capital", afirmou.

Conforme Garrido, Manaus reúne 70% das ocorrências em todo o estado apresentando o equivalente a 1.600 casos novos ao ano. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, houve um aumento no número de casos da doença em Manaus. Em 2001, foram 1602 casos registrados. Em 2006, uma queda para 1462 casos foi registrada pela Secretaria. Em 2012, os números voltaram a subir, com um total de 1769 casos. No ano passado, 1842 foram registrados no total.

Apoios