Você já ouviu falar do PrEP injetável? Ela pode facilitar prevenção do HIV | Blog Omegha Saúde

 

Pela primeira vez, um medicamento candidato à PrEP para o HIV não revelou qualquer infecção num ensaio de fase 3. O resultado veio do estudo PURPOSE 1 que avaliou o lenacapavir subcutâneo semestral da Gilead Sciences em mulheres cisgênero e meninas adolescentes com idades entre 16 e 25 anos na África do Sul e em Uganda. O lenacapavir, um inibidor do capsídeo, já foi aprovado pelo FDA para tratamento.

O ensaio inscreveu mais de 5.300 indivíduos em 28 locais para receber lenacapavir ou qualquer um dos medicamentos orais diários de PrEP da Gilead, Descovy e Truvada. Embora não tenham ocorrido infecções durante o período experimental entre mais de 2.000 mulheres no grupo do lenacapavir, o grupo Descovy registou uma taxa de incidência de 2,02 por 100 pessoas-ano e o grupo Truvada 1,69 por 100 pessoas-ano.

Com base nos resultados, um comitê independente recomendou que a Gilead disponibilizasse lenacapavir a todos os participantes do estudo, encerrando a fase cega do ensaio. Estudos anteriores destacaram dificuldades de adesão a pílulas diárias para profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, sublinhando a importância de uma opção de dosagem semestral.

Se aprovado, lenacapavir poderá oferecer uma nova escolha para a prevenção do HIV, especialmente para mulheres cisgênero, ajudando a combater o estigma e a discriminação associados ao uso de comprimidos diários de PrEP, e melhorando a adesão ao tratamento.

“Embora saibamos que as opções tradicionais de prevenção do HIV são altamente eficazes quando tomadas conforme prescrito, o lenacapavir semestral para PrEP pode ajudar a resolver o estigma e a discriminação que algumas pessoas podem enfrentar ao tomar ou armazenar comprimidos orais de PrEP, bem como potencialmente ajudar a aumentar a adesão à PrEP e persistência dada a sua programação de dosagem semestral”, disse Linda-Gail Bekker, Ph.D., diretora do Desmond Tutu HIV Centre da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, e ex-presidente da Sociedade Internacional de Aids, em um comunicado.

A Gilead também está investigando a eficácia do lenacapavir para PrEP do HIV em outros grupos, incluindo homens cisgêneros que fazem sexo com homens, homens trans, mulheres trans, com resultados esperados ainda este ano ou no início do próximo.

Redação da Agência Aids com informações