Laboratório que atende ao Estado foi interditado pela Vigilância Sanitária 

A Ministra Nísia Trindade, utilizou as redes sociais do Ministério da Saúde, na tarde desta sexta-feira (11), para anunciar uma série de medidas emergenciais em resposta à situação envolvendo transplantes de órgãos no estado do Rio de Janeiro. Segundo a ministra,  houve a confirmação de que dois doadores tiveram novo teste positivo para HIV e seis receptores também tiveram testes positivos. Ela prestou solidariedade aos envolvidos e suas famílias, e afirmou que o governo brasileiro e o Ministério da Saúde estão tomando todas as providências necessárias para lidar com o ocorrido, reforçando o compromisso com a segurança e qualidade do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Entre as ações imediatas, Nísia destacou cinco medidas cruciais. A primeira delas é “a solicitação de interdição cautelar do Laboratório Saleme, localizado no Rio de Janeiro”. Em seguida, a ministra mencionou a retestagem de todo o material previamente examinado pelo laboratório. “O encaminhamento de todos os testes do Rio de Janeiro para Hemorrinho, utilizando o teste NAT, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz, é outra medida essencial”, declarou.

Além disso, enfatizou a importância de prestar assistência aos envolvidos. “Prestaremos toda a assistência a essas pessoas e a seus familiares, reforçando o compromisso do Ministério da Saúde”, garantiu. Por fim, Nísia anunciou a realização de uma auditoria por parte do SUS, com o objetivo de garantir a integridade e transparência do processo.

A ministra reafirmou que todas as medidas necessárias serão tomadas para assegurar a qualidade do Sistema Nacional de Transplantes, que é reconhecido internacionalmente. Confira na íntegra:

Leia mais

Seis pacientes são infectados com HIV após transplantes no Rio de Janeiro; Secretaria de Saúde investiga o caso; médicos esclarecem o ocorrido

Redação da Agência de Notícias da Aids