Em novembro, a Agência Aids realiza uma série de lives especiais sobre os 40 anos de HIV no mundo, abordando diferentes aspectos da pandemia, opiniões e experiências de profissionais de saúde, ativistas e pessoas vivendo com HIV/aids.

Para iniciar, convidamos ativistas para falar do impacto da aids na comunidade LGBTQIA+ – chamada erroneamente de câncer gay quando surgiu -, a luta contra o estigma e o papel do movimento social nas conquistas relacionadas à prevenção, tratamento e acolhimento.

Conheça nossos convidados:

Beto De Jesus

Country Program Manager da Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil). É educador de formação, consultor em Diversidade Sexual e Gênero para organismos nacionais e internacionais, públicos e privados. Membro -fundador da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, foi Secretário da ILGALAC (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans People and Intersex Association) de 2003 a 2008 e de 2011 a 2016. É Diretor da ABGLT (Associação Brasileira de Lesbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos). 

Jair Brandão de Moura Filho

Ativista, Gay, pessoa que vive com HIV desde os 18 anos de idade, atualmente tem 48 anos e 30 anos de sorologia positiva. Faz parte do movimento de luta contra a aids desde 1998. Graduado em Gestão Pública, Pós Graduado em Saúde Coletiva, Diplomando em HIV e Saúde Coletiva pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO).  Atualmente é Assessor de Projetos da ONG Gestos. É Membro da Secretaria Executiva da Parceria Brasileira contra Tuberculose – STOP TB Brasil; Conselheiro Estadual e Nacional  de Saúde. Coordenador do Grupo de HIV do Mecanismo de Participação da Sociedade Civil do Fórum de Países Latino-Americanos e Caribenhos para o Desenvolvimento Sustentável. (CEPAL/ONU) e Ponto Focal da Rede Latinoamericana de Pessoas com HIV (RedLa+) no Brasil na representação da RNP+ Brasil. Também é militante do Movimento LGBT Leões do Norte em Pernambuco. Foi membro da equipe de ativistas que fundaram a Parada da Diversidade de Pernambuco em 1992. Em 2018 e 2019 foi membro/técnico da Equipe de Pesquisa do Estudo “Índice de Estigma e Discriminação contra Pessoas que Vivem com HIV no Brasil realizado em 2019/2020 pelo UNAIDS/Brasil, Redes de Pessoas Vivendo com HIV, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e ONG GESTOS. Nestes 23 anos de atuação no Movimento Nacional de Luta Contra Aids e de Tuberculose fez parte de muitos espaços nacionais e internacionais, como por exemplo da extinta CNAIDS e do Mecanismo Coordenador de País do Fundo Global para Aids, TB e Malária no Brasil.

Veriano Terto

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Foi coordenador de projetos e coordenador geral da ABIA (1989-2012), com foco nos seguintes temas: HIV/aids, políticas públicas, direitos humanos, homossexualidade e sexualidade. Entre 2002 e 2004, foi pesquisador-visitante no Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPACS/PPGAS/UFRGS.  Foi também professor visitante do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IESC/UFRJ (2013-2015). Atualmente, é vice-presidente da ABIA.

 

Redação Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

LIVE: “Os 40 anos de HIV no mundo no olhar de Beto de Jesus, Jair Brandão e Veriano Terto”

Quando: Terça-feira, 2 de novembro de 2021

Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

– TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

– Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids

– Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqBcEcgx8QaU–YfJHojVfg