Vai ao ar nesta terça-feira (6), na TV Agência Aids, a live “A Agenda 2030 e as lições da aids para superar a Covid-19”, realizada pela ONG Gestos, de Pernambuco. As lições acumuladas em quatro décadas enfrentando o HIV precisam ser consideradas agora na resposta à Covid-19. O que fazer para controlar a emergência sanitária e manter o Brasil no rumo do desenvolvimento sustentável?

É sobre isso que, no Dia Nacional de Mobilização pela Saúde e Qualidade de Vida, a diretora da Gestos, Alessandra Nilo, conversou com Claudia Velasquez, diretora da Unaids Brasil.

O foco da entrevista foi o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e os desafios para garantir o direito à saúde, sem deixar ninguém para trás no Brasil.

Conheça as convidadas da live:

Alessandra Nilo

Coordenadora-geral e uma das fundadoras da Gestos, é jornalista, roteirista e cineasta, pós-graduação em Diplomacia e Negócios Internacionais (2018) pela Faculdade Damas de Relações Internacionais. Desde 2001 representa a sociedade civil brasileira na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre AIDS (UNGASS-AIDS), em Nova York – construindo articulações nacionais e internacionais que elevaram a atenção dada a políticas internacionais, como orientação para o monitoramento de políticas e ações nacionais e locais. Desenvolveu, em 2003, a plataforma do Fórum UNGASS-AIDS no Brasil. A iniciativa foi ampliada e utilizada noutras partes do mundo como uma ferramenta de advocacy e pesquisa para apoiar uma rede de mulheres ativistas no campo da saúde sexual e reprodutiva e direitos. Alessandra Nilo dedica sua carreira ao aumento da influência da sociedade civil nos processos de tomada de decisão em nível local, nacional e internacional e à plena implementação dos compromissos internacionais em questões relacionadas ao HIV, à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos. Representou a sociedade civil nas delegações nacionais brasileiras nas Reuniões de Alto Nível sobre o HIV e participou de delegações da Comissão sobre o Status da Mulher, da Comissão sobre População e Desenvolvimento e das negociações da Agenda 2030 na ONU.

Claudia Velasquez (@velasquezcl3) / TwitterClaudia Velasquez

Claudia Velasquez é diretora e representante do Unaids no Brasil. Natural dos Estados Unidos, Claudia ocupou o posto de assessora sênior de Intervenção Estratégica no Escritório de País do Unaids para a África do Sul, onde trabalhou com foco particular na abordagem de fatores sociais e estruturais para a resposta ao HIV em cidades e programas de base comunitária. Antes da África do Sul, ela trabalhou por sete anos no Escritório Regional do Unaids para a América Latina e o Caribe como assessora sênior de Informação Estratégica, liderando uma equipe de assessores de País e fornecendo suporte técnico direto aos escritórios nacionais do Unaids e a governos nacionais para desenvolver estimativas sobre a epidemia de HIV, informar sobre o progresso da resposta nacional e desenvolver capacidade de monitoramento e avaliação. Cláudia iniciou sua carreira na ONU como assessora de Informação Estratégica no escritório do Unaids em Angola, orientando o desenvolvimento de estimativas de HIV e fortalecendo a capacidade local de reportar sobre a epidemia e a resposta.

Serviço

LIVE ÀS TERÇAS: A Agenda 2030 e as lições da aids para superar a Covid-19

Quando: Terça-feira, 06 de setembro de 2022

Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids

Youtube: https://www.youtube.com/c/AgenciaAids/videos