
Foto por: Bruna Gabrielle
Com a presença de ativistas, gestores, jornalistas, profissionais da saúde, do comércio e da indústria, a Agência de Notícias da Aids lançou na noite desta sexta-feira (1), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no CineSesc, em São Paulo, a websérie “HIV 40 anos, Aids e Suas Histórias- Transmissão Vertical: Assunto Proibido”, dirigida pela jornalista Roseli Tardelli.
Emoção, mensagens de gratidão e união na luta contra a aids e a favor da vida, marcaram a exibição do primeiro episódio, um compilado de toda a série. São histórias de superação e força. Momentos de apreensão, revolta e de enxergar novos significados para a vida. Um a um, os personagens relatam como descobriram o diagnóstico, os desafios de viver com HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito.
Ao todo, são seis episódios que revivem o desafio da transmissão vertical do HIV no Brasil a partir de depoimentos de pessoas que estiveram na linha de frente contra a aids.

Foto por: Bruna Gabrielle
Abrindo o lançamento, Roseli Tardelli chamou à frente Ivo Dall’Acqua, vice-presidente da Fecomércio SP; Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo; Eduardo Ehlers, gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo; Maria Cristina Abatte, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids do Município de São Paulo; Mariana Braga, oficial da Unesco; Alexandre Gonçalves, coordenador do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo; a secretaria da Segurança Urbana de São Paulo, Elza Paulina; e Veriano Terto, vice-presidente da Abia – Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. Além deles, os jovens Luiz e Ryan, afilhado e primo da Roseli, respectivamente, subiram ao púlpito representando todos os jovens e adolescentes.

Foto por: Bruna Gabrielle
“Eles [os jovens] estão aqui porque essa nova geração precisa estar representada para entender o que a gente está falando. Para a comunicação de HIV/aids chegar até o Luiz e o Ryan demora muito, e aqui nós temos pessoas e parceiros que têm nos ajudado na nossa trajetória, fazendo com que a aids fique não menor, mas a ter o tamanho que ela tem que ter. E ela nunca pode ser maior que a nossa solidariedade”, falou Roseli ao abrir a solenidade do lançamento.

Foto por: Bruna Gabrielle
Representando o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, o secretário de Saúde Luiz Carlos Zamarco, e toda a equipe da Coordenadoria de IST/Aids, Cristina Abbagte destacou a atuação e os esforços executados pela cidade na resposta à epidemia e seus agravos. “A cidade de São Paulo entrega hoje resultados importantes de redução de novas infecções por HIV em 45% nos últimos 6 anos; em alguns grupos prioritários chegando a 50% de redução. Isso é resultado não só de uma equipe aguerrida dos serviços municipais que estão aqui muito bem representados, mas de um trabalho em conjunto.”
Ela continuou: “A política pública de aids tem sido exitosa no Brasil e em particular aqui em São Paulo, exatamente em razão das parcerias estabelecidas. É o poder público de braços dados com a sociedade civil organizada, com os coletivos que não são constituídos juridicamente, mas têm um trabalho importante nas periferias, com as agências internacionais, pela iniciativa privada, pelas universidades, a imprensa […] então, o resultado que nós vemos hoje em todas as redes e mídias, é fruto deste trabalho coletivo.”

Foto por: Bruna Gabrielle
Na sequência, em nome da Unesco, Mariana Braga agradeceu: “Para nós é uma honra acompanhar essa trajetória e assistir esses resultados […] a gente precisa divulgar isso: a experiência de uma grande metrópole de conseguir eliminar a transmissão vertical e de trabalhar a prevenção efetivamente com redução do número de novos casos, fazendo o mundo saber disso.”
“O desafio de trabalhar com essa atual juventude pelos meios digitais é o nosso novo papel”, complementou.

Foto por: Bruna Gabrielle
A secretária de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Elza Paulina, disse que é parceira da causa aids há muito anos. “Desde 1994, quando fui apresentada a essa causa, eu já estava na Guarda Civil Metropolitana. Tive o prazer de conhecer o Américo Nunes, do Vida Nova, que foi uma das pessoas que nos ensinou e foi uma luz no fim do túnel. Naquele contexto, São Paulo apresentava os maiores índices, precisávamos fazer alguma coisa e foi [especialmente] a Organização Não Governamental que nos possibilitou isso.” A gestora, que foi voluntária no Instituto Vida Nova, comentou que levou para dentro da segurança pública as demandas da aids. “Em uma sociedade democrática, quando falamos de direitos, falamos de direitos para todos!”

Foto por: Bruna Gabrielle
“Hoje é um dia para a gente reafirmar tudo o que a gente já faz ao longo destes 40 anos de aids. Hoje, temos bons índices, mas sabemos que faltam coisas; temos tecnologia, temos expertise, mas falta ainda a gente avançar com as populações mais discriminadas na sociedade”, falou Alexandre Gonçalves, que está à frente da resposta da aids em São Paulo.
Em tom de celebração, ele mencionou quão simbólico é agrupar tantas pessoas de diferentes segmentos, mas com um propósito comum para “falar de transmissão vertical, que antes tínhamos tanto receio, mas que hoje podemos falar do assunto com mais clareza e com um pouco mais de alívio, pois conseguimos superar inúmeros desafios da transmissão vertical.”

Foto por: Bruna Gabrielle
Representando a sociedade civil, Veriano Terto também participou da celebração: “Acreditando na solidariedade que nos une, falo não representando a sociedade civil, mas da perspectiva enquanto uma pessoa vivendo com HIV/aids. Sabemos das boas práticas e dos muitos avanços, mas sabemos também que ainda temos que avançar. Vamos eliminar a aids, mas vamos eliminar também o preconceito e o estigma que continuam tão fortes quanto eram em outros anos. Precisamos não só nos preocuparmos com os avanços novos que estamos conseguindo neste momento, mas com os avanços que já conseguimos antes. A questão da sustentabilidade é muito importante! Tem sido difícil manter as pessoas vivendo com HIV/aids em tratamento por causa do preconceito, do desamparo, da falta de uma rede mais efetiva de apoio psicológico, além de um ambiente jurídico legal mais favorável à vida com HIV.”
“Muita gente tem abandonado o tratamento, falamos da meta 95-95-95 [de diagnosticar 95% das pessoas com HIV; tratar 95% delas e fazer com que 95% fique indetectável para o vírus], mas como vamos manter isso?”. Ao fazer a provocação, destacou que o Brasil precisa incorporar novos e melhores antirretrovirais no Sistema Único de Saúde. “Temos que pensar em um acordo viável entre a detentora da patente, sociedade que precisa e governo. Sem novos medicamentos não vamos manter a vida com HIV/aids, então essa é uma coluna central que preciso falar porque é a nossa vida que está em risco. Temos que eliminar a aids, mas também a ganância e preços altos. Viva os avanços e alcances, mas a luta continua!”.

Foto por: Bruna Gabrielle
O gerente de comunicação do Senac São Paulo, Eduardo Ehlers, parabenizou a Roseli por mais essa iniciativa. “Sabemos que não há uma forma pronta ou receita que nos permita combater os principais problemas sociais contemporâneos, como a aids e sua transmissão vertical, mas sabemos também que alguns ingredientes são imprescindíveis, um deles certamente é a perseverança; e nós conhecemos muito bem a Roseli e sua perseverança e inabalável boa vontade para enfrentar essa causa. Outro ingrediente é a educação que juntos temos levado para os nossos milhares de estudantes e funcionários, que é uma importante ferramenta de transformação, principalmente contra o preconceito”, falou.

Foto por: Bruna Gabrielle
O novo diretor regional do Sesc SP, Luiz Galina, também deixou seus agradecimentos: “Quero dizer que vocês podem continuar contando com o Sesc”. Ele mencionou que um dos principais programas que o Sesc desenvolve, tem foco em promover saúde integral. “Quando você faz uma ginástica, se alimenta, participa de um show, de uma peça de teatro, você está cuidando da saúde [e da saúde do outro], porque saúde é transversal!”.
“Todos os nossos gestores e educadores estão comprometidos com essa causa [da aids] e com os cuidados preventivos. Além disso, digo aqui que vamos dar continuidade ao legado do nosso querido diretor Danilo Santos de Miranda nos deixou. Ele sempre foi um entusiasta do trabalho que vocês [da Agência Aids] desenvolvem e estaremos sempre preparados para seguir seu exemplo e legado.”

Foto por: Bruna Gabrielle
Assim como Luiz Galina, o vice-presidente da Fecomércio SP, Ivo Dall’ Acqua, parabenizou a jornalista Roseli por sua perseverança na luta contra a aids e comemorou o lançamento da série: “Sou um soldado nesta causa [coletiva] e quero voltar a conversar com meus pares sobre essa preocupação, pois temos coisas mais importantes a tratar do que quaisquer brigas polarizadas. Uma boa sociedade só se constrói com respeito, cuidado e solidariedade!”
Confira a seguir uma seleção de fotos do lançamento:

Foto por: Bruna Gabrielle
Cristina Abbate, Luiz Galina, Mariana Braga e Ivo Dall’Acqua: todos comprometidos com a luta contra a aids

Foto por: Bruna Gabrielle
Da direita para a esquerda: Roseli com a jornalista e comadre Magarate Noé, o afilhado Luiz e o parceiro de longa data Eduardo, do Senac SP

Foto por: Bruna Gabrielle
Roseli recebe o carinho da superintendente do Sesc SP, Rosana Cunha

Foto por: Bruna Gabrielle
A dra. Zarifa Khoury, infectologista, e a ativista Marta McBritton, do Instituto Cultural Barong, levaram boas energias para o lançamento da série

Foto por: Bruna Gabrielle
A jornalista Jessica Paula e a advogada Camila Santos prestigiaram mais um evento organizado pela Agência Aids

Foto por: Bruna Gabrielle

Foto por: Bruna Gabrielle
Roseli e Fernando Amodeo, do SescTV, comemoraram o sucesso da nova websérie

Foto por: Bruna Gabrielle
Atentos, o público acompanhou se emocionou com os depoimentos

Foto por: Bruna Gabrielle
Talita Martins, Rubens Duda, Roseli Tardelli e Américo Nunes

Foto por: Bruna Gabrielle
A equipe da Coordenadoria Municipal de IST/Aids de São Paulo marcou presença no CineSesc. A cidade foi a primeira metrópole da América Latina a eliminar a transmissão vertical do HIV

Foto por: Bruna Gabrielle
O lançamento reuniu mais de 150 pessoas

Foto por: Bruna Gabrielle
Marília Nascimento trouxe suas amigas e familiares para conferir seu depoimento

Foto por: Bruna Gabrielle
Gugãa Taylor assistiu a série ao lado dos tios, da mãe e da companheira

Foto por: Bruna Gabrielle
Bianca Duarte trouxe sua família para comemorar sua estreia no cinema

Foto por: Bruna Gabrielle
A equipe da Agência Aids: Kéren Morais, Bianca Duarte, Talita Martins, Roseli Tardelli, Marcelo Jesus e Lygia Cavalcante

Foto por: Bruna Gabrielle
As jornalistas e amigas de Roseli, Graça Cabral e Cristina Angelini prestigiaram o lançamento
A realização da obra contou com apoio do Senac São Paulo, do Sesc São Paulo, da farmacêutica GSK/ViiV, da Coordenadoria Municipal de IST/Aids de São Paulo e da Unesco.
Assista a seguir o primeiro episódio da websérie “HIV 40 anos, Aids e Suas Histórias- Transmissão Vertical: Assunto Proibido”
Redação da Agência de Notícias da Aids



