
No próximo domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o SescTV apresenta o teaser do documentário “Global Village 20 anos – As Respostas das ONGs do Mundo”, uma produção do Sesc São Paulo em parceria com a Agência Aids. A obra resgata a trajetória do Global Village, espaço inaugurado na conferência de 2004, que promove o encontro de comunidades para troca de experiências e fortalecimento do ativismo. Este ano, o Global Village comemorou 20 anos de existência, reafirmando seu papel como uma plataforma vibrante e diversa na luta contra o HIV.
O documentário foi gravado durante a 25ª Conferência Internacional sobre Aids, realizada em Munique, Alemanha, entre 22 e 26 de julho de 2024. O evento reuniu mais de 10 mil participantes de diversas partes do mundo, entre cientistas, gestores, ativistas e pessoas vivendo com HIV.
Sob a direção da jornalista Roseli Tardelli, diretora da Agência Aids, o documentário traz 18 entrevistas realizadas com ativistas de diferentes países e continentes. Os depoimentos, gravados em inglês, espanhol e português, abordam desafios locais, avanços na implementação de políticas públicas e as conquistas das ONGs ao longo de quatro décadas.

São relatos emocionantes de ativistas e sobreviventes de diferentes partes do mundo, mostrando o impacto do ativismo comunitário na vida de pessoas vivendo com HIV. Entre os protagonistas estão a ucraniana Valéria Rachinska, da ONG 100% Life; o brasileiro Veriano Terto, da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia); a chilena Sara Hernandez Cepeda, da Rede de Jovens Vivendo com HIV/Aids na América Latina; e o jovem Matias Duarte, do Paraguai.
A trajetória de Mary Elias: do desespero à liderança
Um dos relatos mais impactantes é o de Mary Akokoth Elias, do Quênia, ativista da ONG Ticah. Mary compartilha como superou desafios pessoais para se tornar uma voz ativa na luta pelos direitos das mulheres que vivem com HIV.

“Meu nome é Mary Elias. Nasci e fui criada em uma aldeia remota do Quênia. Descobri meu estado sorológico aos 15 anos, e o estigma era muito alto. Passei por um período de muita dor e tentei suicídio quatro vezes. Na última tentativa, atravessei uma rua deliberadamente, esperando ser atropelada. Não consegui morrer. Foi nesse momento que decidi mudar a minha vida”, relembra.
Hoje, Mary é uma inspiração para outras mulheres, usando sua experiência para liderar iniciativas que combatem o estigma e promovem o apoio às pessoas vivendo com HIV. “Decidi que vou viver e apoiar outras mulheres para que também encontrem força em si mesmas”, afirmou.
O teaser marca o início das ações do Dezembro Vermelho e propõe uma reflexão sobre os avanços e os desafios ainda existentes no combate ao HIV.
Segundo Roseli Tardelli, o documentário é um registro histórico que celebra a contribuição das ONGs e destaca a importância da atuação da sociedade civil para transformar intervenções locais em políticas públicas que salvam vidas. “Agradeço a toda equipe do SescTV, ao superintendente Ricardo Genti, ao diretor regional Luiz Galina a possibilidade que tivemos de viabilizar este importante registro com ativistas do mundo todo.Trabalho realizado por competentes profissionais de comunicação do Brasil.”
A obra completa será lançada em breve, ampliando o debate sobre o enfrentamento ao HIV e reforçando a relevância do ativismo global na construção de políticas inclusivas e baseadas em evidências.
Outras edições
Com um histórico de produções voltadas para o registro da resposta global ao HIV, a Agência Aids já realizou dois documentários em edições anteriores da conferência. Em 2012, na 19ª edição em Washington D.C., e em 2014, na 20ª edição em Melbourne, Austrália, a agência documentou intervenções de ONGs em países, incluindo Argentina, Uganda, Indonésia e Quênia.
Essas obras foram exibidas em canais como SescTV, TV Brasil e TV Cultura. Mais recentemente, a websérie “HIV 40 Anos: Aids e Suas Histórias” também alcançou plataformas de streaming, como Globoplay e Claro TV.
Ficha técnica Global Village
Concepção e direção geral: Roseli Tardelli
Assistente de direção: Margarete Noé
Pré-produção: Talita Martins
Pré-roteiro: Talita Martins, Margarete Noé
Entrevistas: Roseli Tardelli
Coordenação de gravação das entrevistas em Munique, Alemanha:
Margarete Noé
Câmera, gravação das entrevistas: Bianca Duarte
Edição e finalização: Pedro Ó, Gabriel Felício, Margarete Noé e Roseli Tardelli
Gravação de offs: Ricardo Bechara
Todas as entrevistas foram realizadas em Munique, Alemanha durante a 25ª Conferência Internacional de Aids, que aconteceu entre os dias 22 e 26 de julho de 2024.
Agradecimentos:
Federação do Comércio:
Presidente Abram Sjazman
1º Vice-Presidente Ivo Dellaqua
Sesc- SP Diretor Regional Luis Galina
Superintendente de Comunicação: Ricardo Gentil
Equipe do SescTV
Senac- SP Diretor Regional Luis Francisco de Assis Salgado
Lucila Sbrana Sciotti – Superintendente de Operações
Eduardo Eulhers – Gerente de Comunicação
Equipe da Agência Aids
Serviço
Lançamento do teaser – Global Village 20 anos – As Respostas das ONGs do Mundo”
SescTV
Dia 01/12, domingo, às 10h30 e às 17h30
O SescTV está disponível em todo o Brasil via satélite, em operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming. Clique aqui e saiba como acessar.
Redação da Agência de Notícias da Aids



