A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, realizada em 2 de junho de 2024, consolidou a reputação da celebração como um marco na luta por igualdade e promoção da diversidade, além de ser considerada a maior parada do Orgulho LGBT+ do mundo. Como acontece anualmente, a Agência Aids promoveu o Camarote Solidário que recebeu mais de 500 convidados que colaboraram com a doação de cestas básicas a pessoas vivendo com HIV.

O evento aconteceu no Parque Mário Covas e contou com visão privilegiada para o desfile de 16 trios elétricos que foram palco das apresentações de Pabllo Vittar, Glória Groove, Sandra de Sá, além da presença dos candidatos à prefeitura da cidade Guilherme Boulos e Tábata Amaral, da deputada federal Érika Hilton e da candidata à vereadora Carolina Iara.

Entre as empresas que apoiaram a realização do Camarote Solidário 2024 está o Sesc São Paulo, que teve como representante o gerente geral do Sesc Avenida Paulista, Daniel Hanai.

Em entrevista à jornalista Roseli Tardelli, ele afirmou que além de empresas patrocinadoras, a festa não se faz sem pessoas e agradeceu a iniciativa da Agência Aids. Ambos fizeram uma referência à figura de Danilo Santos de Miranda, ex-diretor do Sesc São Paulo, falecido em outubro de 2023.

“Adorei, eu queria agradecer a você, porque a gente tá falando de instituição, de parceiros e de empresas, mas nada disso acontece sem pessoas. E você comanda tudo isso, faz tudo isso acontecer. Então a gente como instituição gostaria de agradecer”, disse Daniel.

O Senac São Paulo também apoiou o Camarote e teve como representante no evento o gerente de Comunicação e Relações Institucionais, Eduardo Mazzaferro Ehlers. “É a primeira vez que venho ao Camarote. Estou muito impressionado com esse clima de vibração e de comemoração, porque é um dia de comemoração, sem dúvida alguma. Comemoração da diversidade, comemoração da inclusão. E aqui, no Camarote Solidário, que está agora na sua 21ª edição, se comemora a solidariedade. É um trabalho muito importante, coordenado por Roseli Tardelli, por toda a sua equipe da Agência de Notícias da Aids, que procura recolher alimentos e doações para organizações que tanto precisam. No ano passado, na 20ª edição, foram cinco toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos para 11 instituições que trabalham com questões relacionadas à aids”, disse.

“Para nós é uma enorme satisfação participar desse momento. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de nos convidar para fazer parte desse movimento tão importante, como você falou, sempre focando no lado educacional. É fundamental que nós tenhamos parcerias como essa, que consigam levar para as nossas salas de aula, para as nossas unidades, exemplos daquilo que pode ser feito para educar mais as pessoas, para levar mais informações para tantos temas, para tantos temas relevantes, como é o tema da aids”, acrescentou Eduardo.

Além de Daniel e Eduardo, representantes do Sesc e do Senac gravam depoimentos que foram exibidos na versão online do Camarote Solidário. Confira a seguir:

Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo

O Sesc São Paulo, nós todos aqui do Sesc, apoiamos o Camarote Solidário da Agência de Notícias da Aids, que é realizado anualmente na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, pois entendemos a importância dessa manifestação, como entendemos o trabalho realizado pela Agência de Notícias desde 2003, divulgando informações e dados sobre essa realidade que ainda persiste no Brasil em relação ao HIV.
A realização do Camarote na Parada visa incentivar a solidariedade e o orgulho LGBTQIAPN+. Esse contexto dialoga com a missão do Sesc de promoção de bem-estar social, articulado com dimensões mais abrangentes, como a educação, saúde e valorização da diversidade e respeito a todas as pessoas e à dignidade humana. Quando poucas instituições falavam sobre prevenção, acolhimento, saúde e respeito para as pessoas que viviam com a questão do HIV, o Sesc já apoiava o trabalho e a causa da Agência Aids. Primeiro, foi com o projeto Contato, de 1995, que levou a discussões importantes sobre formas de infecção, enfrentamento do preconceito e reflexão através da arte, também como meio de promover informação e saúde, depois com a criação dos parceiros de vida, colhendo assinaturas do público frequentador para os convênios atenderem as pessoas. Com o passar dos anos, a parceria com a Agência se fortaleceu. Sempre com o olhar atento e de suporte para propostas que poderiam alcançar mais pessoas e falar sobre a vulnerabilidade e assuntos de interesse social nesses 40 anos da pandemia da Aids. As nossas realizações buscam sempre atuar no campo da educação não formal e da transformação social. As diferentes realidades presentes em nosso território, reiteradas por pesquisas, apontam as iniquidades sociais e os avanços ainda necessários para a garantia de direitos para todas as pessoas. Diante disso, estabelecemos parcerias que atuam nesses aspectos e que dialogam diretamente com a nossa missão. Portanto, apoiar uma iniciativa incorporada a um evento de tamanha proporção e importância não só para a população LGBTQIA+, mas para a sociedade em geral, para todas as pessoas, pois isso contribui para o reconhecimento dessas diversas realidades e da legitimidade da diferença. É fundamental, pois, continuarmos falando sobre prevenção, acolhimento, desconstrução de estigmas e respeito, valorizando e potencializando a vida de todas as pessoas.

Lucila Sciotti – Superintendente de operações do Senac São Paulo

“É com grande satisfação que me dirijo a vocês hoje para celebrar uma parceria de longa data e de extrema relevância. O Senac São Paulo e a Agência de Notícias da Aids têm trabalhado em conjunto incansavelmente desde 2008 para promoverem a diversidade, a inclusão e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Neste ano, em meio às comemorações do aniversário da nossa querida cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde lançou a segunda edição do selo Empresas e Parcerias Positivas e é com orgulho que compartilho que o Senac São Paulo faz parte dessa lista seleta de entidades reconhecidas e comprometidas com a saúde e com o bem-estar da sociedade. Nossas ações de prevenção têm sido aplaudidas. Recebemos recentemente um voto de congratulação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o que reforça ainda mais o nosso compromisso com o acesso à informação no combate ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Esse reconhecimento está intimamente ligado a esta parceria duradoura com a Agência de Notícias da Aids. Expandindo as ações, apoiamos o Camarote Solidário da Agência Aids, esta nobre iniciativa que arrecada alimentos para organizações não-governamentais que acolhem pessoas que vivem com HIV. Ao participarmos dessa ação, em mais uma edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, celebramos a diversidade de gêneros e corpos, reafirmando valores como igualdade e respeito. O Senac São Paulo reconhece a importância dessas ações como um estímulo à nossa missão educacional. Estamos comprometidos em contribuir para o bem-estar das pessoas e das instituições, sempre com foco na prevenção e na promoção da saúde. Agradecemos ao nosso diretor regional, Luiz Francisco Salgado, que muito tem realizado para essa causa, a Roseli Tardelli e a todas e todos os envolvidos nessa parceria. Reforçamos aqui o nosso compromisso social e educacional do Senac São Paulo com a comunidade. Juntas e juntos, podemos construir um futuro mais saudável e inclusivo. Muito obrigada.”

O Camarote Solidário, uma iniciativa da Agência de Notícias da Aids, contou neste ano com o apoio do Senac e SESC de São Paulo, além das farmacêuticas GSK ViiV Healthcare, Gilead, Abbott, MSD e Janssen, da Coordenadoria Municipal de IST/Aids de São Paulo, da Unesco e da Galeria 2001.

Assista a seguir a transmissão do Camarote Solidário na íntegra:

Redação da Agência de Notícias da Aids