Este sábado (30) acontece em São Paulo a sétima edição da Ball “Vera Verão: Vera Verso” a partir das 20h, no Studio Stage. A Ball integra o ciclo de atividades Circuito Vera Verão e é organizada pela House of Zion e o Coletivo AMEM com o apoio do UNAIDS. Este ano o tema é o conceito de metaverso e dentre as 16 categorias estão Eclipse Vera, Space Is The Place, Periferia Futurista, Multiverso Indígena e Planeta CURA. Os ingressos estão disponíveis no site da Shotgun a partir de R$45 e a inscrição para participar como performista é aberta a todes e feita no próprio local.

Além da Ball, a programação cultural inclui atividades formativas que irão acontecer no SESC Pompeia, na Fábrica de Cultura Capão Redondo, no Studio 78 e outros espaços culturais entre os dias 27 de março e 6 de abril, com debates, oficinas e apresentações artísticas. A iniciativa reúne workshops de dança, debates sobre saúde, HIV/AIDS, política de drogas, história da Ballroom e outros temas que abordam as demandas das pessoas negras, LGBTQIAPN+ e periféricas que formam a Comunidade Ballroom no Brasil, celebrando suas vidas e sua criatividade.

Também acontecerão atividades da comunidade que complementam o calendário de eventos como encontro da comunidade Ballroom no Vale do Anhangabaú às quartas-feiras das 17h às 22h e o Voguenic da Casa de Candaces, que vai acontecer no domingo (31) no Museu das Favelas a partir das 12h.

Conversamos com o idealizador do evento e artista multidisciplinar Flip Couto sobre a Ball. Confira a entrevista.

O artista e produtor cultural Flip Couto

Agência Aids: Quais são as expectativas para o Ball Vera Verão deste ano?

Flip Couto: As expectativas são as melhores e estamos nos preparando para entregar uma Ball que não deixa nada a desejar se comparada às Balls de NYC, cidade onde nasceu a cultura Ballroom. Estamos no oitavo ano da Ball Vera Verão, com seis edições anteriores. Infelizmente, em 2021 não conseguimos realizar a Ball devido à pandemia de Covid-19. A história da Ball Vera Verão está totalmente ligada à trajetória do Coletivo AMEM e da House of Zion. A cada ano, amadurecemos junto com o projeto sempre aprendendo algo, experimentando e sonhando novas possibilidades. Para a edição de 2024, com apoio do Unaids, esperamos que a Ball Vera Verão seja uma grande mobilização da comunidade Ballroom, conectando pessoas e lideranças LGBTQIAPN+ negras, indígenas e periféricas de diferentes cidades do Brasil e da América Latina para trocas não apenas artísticas, mas também políticas e sociais. Celebrando nossas vidas sem deixar de pautar questões de justiça social e ambiental, direitos humanos, acesso à saúde e a defesa da democracia. Principalmente em um ano marcado por eleições e tantas disputas políticas globais, estamos construindo uma passarela e uma pista acolhedora para que esses momentos sejam memoráveis para todos.

Por que a escolha do tema Vera Verso e como ele deve ser explorado no evento?

Falar sobre o futuro, mundos imaginados e a criação de universos é algo comum no cotidiano de nossas comunidades. Entendemos nossas práticas como tecnologias elaboradas que atuam como estratégias de sobrevivência contra o racismo, transfobia, sorofobia e outras políticas que tentam nos exterminar. Como disse Conceição Evaristo, “nós combinamos de não morrer”. Nossa Ball celebra o legado de Vera Verão, personagem de Jorge LafFond, um artista negro, gay e periférico que abriu múltiplas possibilidades para a existência de corpos dissidentes. O tema Vera Verso propõe a criação de diversos universos e realidades, explorados a partir das performatividades da Ballroom, uma cultura que há décadas desafia as normatividades impostas pelo pensamento conservador e colonial, trazendo novas visões de mundo.

Pode falar sobre algumas das categorias da competição?

Teremos uma noite com 16 categorias individuais, em duplas e em grupos, com performances de vogue, samba, funk megão, maquiagem artística e desfile, que abordam temas relacionados ao espaço, tecnologias e, obviamente, a Vera Verão, como Eclipse Vera, Space Is The Place, Periferia Futurista, Multiverso Indígena e Planeta CURA. Todas as categorias são divulgadas previamente para que as pessoas possam escolher e se preparar. No momento em que as comentaristas (MCs) anunciam “categoria aberta!”, qualquer pessoa no baile pode entrar na passarela para competir pelos seus “10s” (classificação da banca de júri). Se a performance não for adequada, a pessoa leva um “Chop” (desclassificação), mas sempre sai da passarela aplaudida pelo público. Em toda Ball a comunidade tem suas favoritas, mas também tem muitas surpresas.

Confira as descrições de cada categorias no site: https://shotgun.live/pt-br/events/ball-vera-verao-2024-vera-verso

Qual é a expectativa de público para o evento?

Em 2023, realizamos a Ball Vera Verão no Zig Studio e tivemos uma grande lotação, com um público com cerca de 800 pessoas, deixando o ambiente com uma energia calorosa e vibrante! Para 2024, esperamos um público de 1200 pessoas e iremos realizar a Ball Vera Verão no Studio Stage, um lindo galpão na Lapa de Baixo que nos proporcionará uma experiência maravilhosa. A programação vai das 20h às 04h e promete atrair diversos públicos que vibrarão com os bate-papos, shows e performances.

Como as pessoas podem apoiar a Ball Vera Verão?

Meu sonho é um dia a comunidade Ballroom ter patronos. Pessoas dispostas a financiar as importantes movimentações feitas de forma espontânea e autônoma por lideranças e suas houses por todo o Brasil. É fundamental destacar que a Ball Vera Verão é um evento independente organizado por uma equipe composta, em sua maioria, por artistas negras LGBTQIAPN+ de diferentes periferias, e que só acontece graças ao esforço do Coletivo AMEM, House of Zion, comunidade Ballroom e também de parceiros que acreditam em nosso trabalho. Quem quiser apoiar e participar dessa importante construção pode acessar o link onde explicamos nossas metas, tipos de apoios e recompensas.
APOIE A BALL VERA VERÃO!

Programação do Circuito Vera Verão

Ball Vera Verão Vera Verso
30/03, sábado, a partir das 20h
Local: Studio Stage
Endereço: Av. José Maria de Faria, 94 – Lapa de Baixo, SP
Classificação: 18 Anos
Ingressos disponíveis: https://shotgun.live/events/ball-vera-verao-2024-vera-verso

Circuito Vera Verão no Studio 78
28/03, quinta-feira, às 19h: Oficina “Maquiagem Performática” com Kona Zion e Nenessa Zion
29/03, sexta-feira, às 16h: Oficina “História da Ballroom” com Félix Pimenta Zion
29/03, sexta-feira, às 18h: Oficina “Musicalidade Ballroom” com DJ Úrsula Zion e Chanter Aurora Zion

Circuito Vera Verão no Studio Stage
30/03, sábado, às 19h: Prep na Rua, unidade móvel com testagem e distribuição de insumos de prevenção para o HIV e ISTs
30/03, sábado, às 20h: Ball Vera Verão 2024: Vera Verso

Circuito Vera Verão na Fábrica de Cultura Capão Redondo
02/04, terça-feira, às 14h: Bate-papo: Ballroom e Redução de Danos com Projeto ResPire e Coletivo AMEM
02/04, terça-feira, às 15h: Oficina: Performances Circulares na Ballroom com Mother Hiari Black Velvet, Mother Karoline Raabe e DJ King Hand Up.

Circuito Vera Verão no Sesc Pompéia
4 e 5/4, quinta-feira e sexta-feira, às 14h: Oficina “Ballroom Sistema de Ensino” com Félix Pimenta Zion
5/4, sexta-feira, às 18h: Painel “Vera Verão e Memórias Negras LGBTQIAPN+ na Arte” com Aretha Sadick, Úrsula Zion, Juani Maniva. Mediação de Flip Couto
5/4, sexta-feira, às 19h: Oficina “Elementos do Vogue” com Zaila
6/4, sábado, às 15h: Painel “Existências Trans na Comunidade Ballroom” com Luna Akira, Cushe Lauren e Jessy Zion mediação de Flavys Guimarães Zion
6/4, sábado, às 17h: Encerramento “Jam de Vogue House of Zion” * atividade com ingresso pago

Marina Vergueiro (marina@agenciaaids.com.br)

Dica de entrevista:

Flip Couto – funkflip@gmail.com