ROMPENDO A BARREIRA DO SILÊNCIO: Processo de revelação diagnóstica em crianças e jovens vivendo com HIV/Aids – Eliana Galano é psicóloga do Núcleo de

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

Eliana Galano

Ao longo de duas décadas, o panorama epidemiológico que caracteriza o cenário da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana adquirida – HIV vem apresentando novas configurações e adquirindo mudanças expressivas no perfil dos grupos populacionais atingidos.

Em se tratando das crianças e jovens que vivem com o HIV/Aids, o sucesso da terapia medicamentosa também tem possibilitado que elas cheguem à idade escolar e atinjam a adolescência. Entretanto, essa nova realidade delineia situações específicas e exigem dos profissionais e dos serviços de saúde respostas efetivas para lidar com as necessidades e particularidades suscitadas pelas características próprias desse grupo populacional.

Isto quer dizer, que apesar de todos os avanços científicos e das conquistas na terapêutica do HIV/Aids, essa doença coloca desafios por vezes muito difíceis de serem enfrentados. Nesse sentido, compartilhar as informações sobre a doença e o tratamento a essas crianças e jovens representa, ainda, uma das tarefas que mais necessita de atenção e estudos por estarem implicados inúmeros e complexos fatores nesse processo.

Foi a partir dessa perspectiva que o Ambulatório de Pediatria, do Centro de Referência e Treinamento das DST/AIDS, em parceria com o Centro de Atendimento da Disciplina de Infectologia Pediatria da UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo), desenvolve um trabalho, iniciado no ano de 2003, que tem como principal finalidade a construção de estratégias factíveis para que o manejo das questões que envolvem a revelação do diagnóstico do HIV/aids possa ocorrer de forma mais verdadeira e solidária.
As intervenções são realizadas de forma a contemplar o melhor momento para comunicar à criança sobre sua condição sorológica e a maneira mais adequada de fazê-lo. Além disso, são realizados atendimentos pós-revelação que tem por finalidade contribuir para que esses pacientes não só compreendam, mas também elaborem e superem uma nova realidade que se impõe.

Para facilitar esse processo, foi elaborado o Kit Revelação Diagnóstica, composto por materiais cuidadosamente escolhidos, com brinquedos coloridos e atraentes às crianças. A experiência tem mostrado que os pequenos pacientes conseguem compreender com mais facilidade sua doença na medida em que visualizam através dos brinquedos os mecanismos de ação do HIV e a importância da medicação em seus corpos.

Eliana Galano é psicóloga do Núcleo de Pediatria – CRT DST/Aids-SP

Apoios