A história do GIV (Grupo de Incentivo à Vida) pode ser contada em verso e prosa, afinal, foi um sonho que não se sonhou só e sim em conjunto, numa trajetória que foi e é marcada pela união de muitas mãos comprometidas com a construção de caminhos que permitem dignidade e qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV/AIDS.
O Grupo nasceu nos corredores da saúde em São Paulo, quando um psicólogo e amigos insistiam veementemente com a busca de alternativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas vitimadas pela epidemia, integrá-las entre si e também à sociedade, buscando caminhos para a redescoberta da vida e mudanças de atitudes frente a doença.
Era a ordem do dia numa época em que as pessoas morriam de Aids e a vitimização e a baixa auto–estima estavam presentes até na estrutura dos prédios hospitalares que colocavam grades nas janelas para que o desespero não chegasse a trágicas conseqüências. Da reunião de cinco pessoas, em fevereiro de 1990, guiada pela história do sapo sobrevivente por persistência e determinação para as centenas de pessoas que adentram a organização em busca de incentivo á vida, o GIV nesses quinze anos pode realizar um trabalho de parceria que trouxe crescimento e fortalecimento das respostas comunitárias de combate à Aids, assumindo seu papel dentro do quadro de instituições da sociedade civil envolvidas na luta.
Dessa forma, os desafios que a Aids trouxe puderam ser compartilhados com todos aqueles que buscaram a integração e valorização da vida, lemas como: “Há Vida além da AIDS”; “ Ninguém é tão alguém que não precise de ninguém”; “Você não está sozinho” e “Antes a gente se escondia para morrer, hoje nós aparecemos para viver” , levaram a organização a contribuir para a redescoberta da vida depois da Aids, bem como, trouxe um desenvolvimento no controle social de políticas publicas em Aids.
Após quinze anos de existência, com as mudanças no perfil da epidemia que se alastram entre as camadas menos favorecidas da população, surgem para nós grandes desafios em que deveremos estar mais preparados, além de técnica e politicamente, não podemos deixar perder de vista as questões humanitárias afetivas, que tem sido a mola propulsora e que também é o diferencial de nosso trabalho ao longo desses quinze anos e com certeza dos muitos que virão.
Não podia deixar de lembrar aqui dos vários companheiros de luta que nos deixaram precocemente, vitimados pela epidemia de Aids, mas que foram e continuam sendo a inspiração para os que aqui continuam acreditando que a esperança de uma possível cura não tarde por vir e sem menos importância todos os nossos voluntários e colaboradores, independentes de sua sorologia, que ao longo de nossa história não tem medido esforços, mas que são infectados pelo vírus da solidariedade, da justiça e da esperança na conquista de dias melhores.
Viva a Vida!!
Gil Casimiro é presidente do GIV
Telefone: (0XX11) 5084-0255
Apoios


