Desde 2007 promovemos o Hepatoaids, sendo essa a 16ª edição anual consecutiva do evento. Sempre sediado na cidade de São Paulo, nessa edição nos encontraremos no Centro de Convenções Ibirapuera – Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE-IAMSPE), de 4 a 6 de maio próximos (www.hepatoaids.com.br).

Nosso objetivo fundamental é levar informação e discussão de alto nível, principalmente para a equipe multiprofissional que atua no SUS. Em 2023, o programa científico tem como foco os cuidados de pessoas que vivem com HIV, hepatites virais, outras infecções sexualmente transmissíveis e tuberculose.

Os temas foram escolhidos conforme o conhecimento mais atualizado em assuntos de alta relevância para a prática, no âmbito da saúde pública. Para dar as aulas, convidamos 35 professores experientes e que tem importantes contribuições em suas respectivas áreas.

Contamos com a participação do Ministério da Saúde, com vários componentes do Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Serão, ao todo, cinco conferências e discussões sobre as atuais realizações e projetos deste Departamento. Soma-se a esses o apoio fundamental de vários Programas, como: Programa Estadual de DST/aids do Estado de São Paulo, Coordenadoria Municipal de IST/aids de São Paulo, Programa Estadual de Hepatites Virais, Programa Municipal de Hepatites Virais de São Paulo e Programa Estadual de Tuberculose.

No primeiro dia do evento, haverá uma atividade de capacitação em hepatites virais, também promovida pelos técnicos do Ministério da Saúde. Será um momento de oportunidade para podermos debater sobre o futuro das políticas de saúde, nessas diversas áreas.

Infelizmente, estamos com as inscrições esgotadas, mas estamos muito contentes por termos concedido mais de 550 vagas gratuitas para os profissionais, como fazemos a cada ano. Esperamos que todos aproveitem não só as aulas e debates, mas também desfrutem de um convívio prazeroso, nestes três dias.

Bom evento!

* Dr. Paulo Roberto Abrão Ferreira é graduado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1991, fez residência médica na disciplina de infectologia, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, onde atua como Professor Adjunto e Infectologista. Atualmente é médico assistente da Escola Paulista de Medicina e coordenador do ambulatório de HIV e hepatites virais. Foi coordenador do Comitê de Hepatites Virais da Sociedade Brasileira de Infectologia em 2018 e possui experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção, epidemiologia, diagnóstico, clínica e tratamento da infecção pelo HIV/aids, hepatites virais e coinfecções/comorbidades; elastografia hepática e COVID-19.