Estudo Stigma Index: Atrás da linha amarela

12/12/2019 - 10h45

Em janeiro de 1990, dois meses após o diagnóstico reagente para o HIV, fui cheio de esperanças fazer minha primeira perícia médica junto ao INSS, afinal, era no pessoal de jaleco que eu deveria apostar minhas poucas fichas. Ao ser chamado no consultório entrei todo sorridente e estendo minha mão em cumprimento, ao que o […]

Leia mais

artigos relacionados

Juntos para enfrentar o obscurantismo do governo Bolsonaro

03/12/2019 - 17h29

O 1º de dezembro no Brasil governado por Bolsonaro não representa mais apenas o Dia Mundial do Combate a Aids, mas também o da resistência para os avanços das políticas públicas conquistadas e reconhecidas mundialmente e que estão sendo menosprezadas pelo atual governante.

Leia mais

Comunidades fazem a diferença na resposta ao HIV

30/11/2019 - 09h44

Redentora Mariño é membro da comunidade transativista no Panamá e sua história é um exemplo de como as ações comunitárias são capazes de salvar vidas todos os dias. Aos 15 anos, ela foi expulsa de casa, incapaz de terminar a escola e forçada a procurar mecanismos de sobrevivência contra sua vontade.

Leia mais

1º de dezembro de 2019: temos pouco a comemorar

25/11/2019 - 14h49

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é também um dia de reflexão. Não consigo começar este artigo sem retomar o retrocesso da luta contra a aids no Brasil. O Departamento de Aids foi extinto e se tornou uma mera banca de compra de remédios e insumos, alguns deles de baixíssima qualidade, vide os preservativos femininos.

Leia mais

HIV/aids, racismo e destruição de direitos: há um genocídio em curso

19/11/2019 - 08h28

Em setembro, antes de eu assumir [finalmente] minha identidade como travesti intersexo, eu escrevi um artigo para a Agência Aids de nome “ HIV/aids, juventudes desamparadas, ativismo adoecido: como resistir em tempos de política da morte?”. Quando me convidaram para escrever esse texto para o dia da consciência negra, eu fiquei pensando: mas o que […]

Leia mais

Cidade cidadã: São Paulo elimina transmissão vertical do HIV

14/11/2019 - 14h54

A cidade de São Paulo acaba de ser certificada pelo Ministério da Saúde (MS) como município que eliminou a transmissão vertical do HIV, ou seja, eliminou a transmissão da mãe vivendo com o vírus para o seu bebê.

Leia mais

O plano macabro

01/11/2019 - 10h27

  Entra ano, sai ano, a saúde segue, sempre!, como uma das principais preocupações do brasileiro. Não dá para ser diferente. Afinal, a rede pública é subfinanciada, sofre com má gestão e oferece mais dificuldades do que facilidades a quem necessita de atendimento. O resultado, todos sabemos: a maioria da população padece em filas por […]

Leia mais

Sobre a necessidade de se aprender a falar de hiv/aids

09/10/2019 - 12h01

"Alguma coisa aconteceu comigo. Alguma coisa tão estranha que ainda não aprendi o jeito de falar claramente sobre ela. Quando souber finalmente o que foi, essa coisa estranha, saberei também esse jeito. Então serei claro, prometo. Para você, para mim mesmo. Como sempre tentei ser. Mas por enquanto, por favor, tente entender o que tento dizer."

Leia mais

HIV/aids, juventudes desamparadas, ativismo adoecido: como resistir em tempos de política da morte?

25/09/2019 - 12h26

Calma e desespero. Será que essas duas sensações se conversam? A História nos mostra que para enfrentar o desespero, é preciso calma. Enfrentar o genocídio necessita de estratégia, unidades políticas, afetos, análise concreta e crítica da realidade e… calma.

Leia mais
Ver Mais

Apoio

SENACUNAIDSLá em Casa

Apoio Institucional

OABMLMSaber ViverSoropositivo.orgSindicatoCidadão Sustentável