O Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo vai começar, em parceria com os 645 municípios, a divulgação da 13ª edição da Campanha Fique Sabendo, para testagem do HIV e da síflis, a ser realizada no período de 1 a 7 de dezembro de 2020. A campanha anual é uma ação de intensificação da testagem junto às populações mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis.

O tema “Fique Sabendo – Faça o teste da aids e da sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens.

A pandemia de Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis nos municípios paulistas. A média mensal de solicitação de testes rápido de HIV caiu aproximadamente 50% em relação aos mesmos meses de 2019.

A campanha este ano também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, e vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

Além do objetivo intrínseco da campanha acima exposto, este ano, a campanha oportuniza retomar e reforçar as ações de prevenção e diagnóstico ao HIV e às outras ISTs e o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV no estado de São Paulo.

Em 2014, o então Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais, assumiu frente à comunidade internacional o desafio proposto pela Unaids de atingir até 2020 a meta 90-90-90.

Para Alexandre Gonçalves, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, “no caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa”.

No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/aids e da sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que desconhecem sua sorologia.

A epidemia paulista é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.

“A Campanha tem por objetivo estimular a população do estado de São Paulo a realizar o teste de HIV e de sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV e/ou sífilis na vida e pertence aos grupos mais atingidos pelo HIV e pela sífilis”, declara Márcia Santos, da equipe organizadora da Campanha Fique Sabendo.

“Nestes 12 anos de experiência avançamos muito, e neste ano atípico, impactado pela pandemia de Covid-19 precisamos retomar as ações e rotinas de testagem do HIV e da sífilis nos municípios paulistas e assim, garantir o acesso das pessoas mais expostas ao diagnóstico e tratamento do HIV e da síflis, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento”, conclui.

“Recomendamos que a campanha seja realizada utilizando-se testes rápidos de HIV e sífilis. Cada município, de acordo com condições locais e momento da epidemia de Covid-19, deve avaliar em que unidades da rede pública é possível realizar ações de campanha”, observa Karina Wolffenbuttel, que também compõem a organização da Fique Sabendo.

“A meta é que cada município realize as ações de testagem do HIV e da sífilis nas unidades de saúde, e também nas unidades da Secretaria de Administração Penitenciária que aderirem à campanha, com segurança, adotando as medidas de prevenção e proteção contra o Covid”, comenta.

A mesma recomendação aplica-se à realização de ações extramuros de testagem do HIV e da sífilis, consideradas estratégicas na ampliação de acesso à testagem junto às populações mais vulneráveis ao HIV e às outras IST. “Recomendamos que as ações extramuros sejam realizadas nos municípios levando-se em conta o momento da epidemia e sempre adotando as medidas de prevenção e proteção contra o Covid de forma a proteger usuários e profissionais de saúde”, afirma Karina.

Nas unidades de saúde que fizerem parte da campanha é também recomendável que sejam ofertados horários de atendimento alternativos, que permitam incluir a população trabalhadora.

O período oficial da campanha é de 1 a 7 de dezembro de 2020. No entanto, cada município poderá avaliar seu contexto local e estender a campanha pelo tempo que julgar adequado, de preferência no mês de dezembro. Também é possível, devido às condições locais, reduzir as atividades para menos dias dentro da semana oficial proposta. Neste sentido, recomendada a inclusão do dia 1º de dezembro marcando a data comemorativa.

 

 

Mais informações

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail para a coordenadora da campanha Karina Wolffenbüttel no fiquesabendo@crt.saude.sp.gov.br.