O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou nesta quarta-feira (1) uma estratégia nacional atualizada para combater a epidemia de aids, aumentando o dinheiro para pesquisas, o acesso ao tratamento e reconhecendo o papel que o racismo desempenha no acesso desigual aos serviços médicos.

A terceira atualização da estratégia nacional de aids desde 2010 define uma meta elevada de acabar com a epidemia de HIV nos Estados Unidos até 2030, incluindo uma redução de 75% em novas infecções por HIV até 2025 e uma redução de 90% em 2030.

O HIV/aids matou mais de 36 milhões de pessoas em todo o mundo – incluindo mais de 700 mil nos Estados Unidos – desde que o vírus foi identificado pela primeira vez em 1981.

Durante a campanha de 2020, Biden prometeu atualizar a estratégia nacional, iniciada em 2010 pelo presidente Barack Obama.

“O presidente Biden está honrando esse compromisso ao divulgar a nova estratégia nacional de HIV/aids no Dia Mundial da Aids e fornecer uma estrutura e uma direção para as políticas, pesquisas, programas e planejamento do governo”, disse um alto funcionário do governo.

Biden está anunciando o plano enquanto o mundo luta para conter a pandemia Covid-19, que matou mais de 48 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 700 mil nos Estados Unidos. É outra ilustração das dificuldades que os líderes mundiais enfrentam para erradicar as doenças.

A nova estratégia de aids, delineada em um documento de 98 páginas, busca abordar questões sociais que contribuem para o risco de HIV e resultados de saúde. Ele incentiva a reforma das leis estaduais que criminalizam a transmissão do HIV e adiciona um novo enfoque nas oportunidades de envolver o setor privado para ajudar a combater a epidemia de HIV.

O pedido de orçamento de Biden incluía US $ 670 milhões para a implementação contínua da iniciativa Ending the HIV Epidemic in the US – US $ 267 milhões a mais do que os níveis anteriores.

Fonte: Reuters