O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nessa terça-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que 72% dos indígenas já receberam as duas doses da vacina contra a Covid.

Queiroga se reuniu nesta terça com o ministro Luís Roberto Barroso, relator de uma ação no Supremo que discute medidas de combate à Covid em comunidades indígenas.

Também participaram do encontro os ministros da Defesa, Braga Netto, e da Advocacia Geral da União (AGU), André Mendonça.

Durante a reunião, Queiroga afirmou que o governo tem adotado proteção possível às comunidades durante a pandemia.

Barroso, por sua vez, disse ser indispensável a atuação dos ministérios da Saúde e da Defesa para a preservação da vida e da saúde das comunidades.

“Nós ocupamos o território que era originariamente dos indígenas. Para além das questões humanitárias, temos o dever moral de protegê-los”, afirmou Barroso.

Também presente ao encontro, o ministro da Defesa afirmou que as dificuldades orçamentárias para as Forças Armadas garantirem a segurança da comunidades estão superadas e que os militares darão apoio à Polícia Federal para execução do plano de isolamento de invasores em terras indígenas.

Representantes de comunidades

O ministro do STF também se reuniu nesta terça, por videoconferência, com representantes de comunidades indígenas Munduruku e Yanomami.

As comunidades narraram grandes dificuldades e riscos para a segurança em razão da presença de invasores em suas áreas e reforçaram a importância do Supremo para a sua proteção.

O Supremo já decidiu que o governo deve proteger essas comunidades indígenas.

Fonte: G1