Uma mulher argentina, agora na casa dos 50 anos, controlou o HIV abaixo dos limites de detecção desde que interrompeu o tratamento do HIV devido a efeitos colaterais em 2007, relataram pesquisadores de Buenos Aires e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

A mulher não tem mais anticorpos para o HIV e os pesquisadores encontraram apenas um pequeno número de células contendo DNA do HIV quando fizeram testes intensivos em 2015 e 2017. Os pesquisadores não dizem que a mulher está curada, mas dizem isso mesmo entre pessoas que controlaram o HIV após interromper o tratamento para o HIV, este caso é único.

Detalhes parciais deste caso de remissão do HIV foram apresentados em um simpósio em 2017 e detalhes mais completos foram publicados na revista Open Forum Infectious Diseases.

A portenha foi diagnosticada com HIV em 1996, aos 37 anos, após ser internada no hospital após cinco semanas de visão turva, fraqueza do lado esquerdo, perda de peso e febre. Ela testou positivo para toxoplasmose, bem como para HIV, foi tratada para toxoplasmose, iniciou um regime anti-retroviral de zidovudina, didanosina e nevirapina e posteriormente teve alta hospitalar.

A partir de 1998, ela tinha carga viral abaixo de 50 cópias, exceto por um pequeno pico em 2001. Ela mudou de tratamento várias vezes devido a dificuldades de adesão e perda de gordura.

A mulher interrompeu o tratamento para o HIV devido ao agravamento da lipodistrofia em 2007. Ela tinha uma carga viral indetectável quando interrompeu o tratamento e não experimentou nenhum rebote viral desde então. Sua última medição de carga viral indetectável foi relatada em fevereiro de 2020. Sua contagem de células CD4 permaneceu estável acima de 500 células.

Em 2013, os médicos decidiram investigar mais, depois que dois testes de anticorpos negativos e um DNA de HIV negativo sugeriram que o HIV não era apenas indetectável, mas pode ter sido eliminado.

Em 2015, e novamente em 2017, a mulher visitou o US National Institutes of Health perto de Washington DC para se submeter a investigações clínicas. Os pesquisadores realizaram exames de sangue e amostras de tecido linfóide do intestino e de outros nódulos linfáticos, bem como do líquido cefalorraquidiano. Eles compararam suas descobertas com amostras de um grupo de controle HIV-negativo e pessoas com infecção crônica por HIV.

Eles descobriram que:

 

– O RNA do HIV (carga viral) no plasma estava abaixo de 0,2 cópias / ml (o limite de detecção no teste mais sensível disponível) e o RNA do HIV não foi detectado em nenhuma amostra de tecido linfóide. Em pessoas com infecção crônica ou não progressores de longo prazo, o HIV seria detectável.

– Nenhum DNA do HIV foi detectado no tecido do cólon ou nas células mononucleares do sangue, mas o DNA do HIV foi detectado em um nível muito baixo no tecido do linfonodo.

– O HIV competente para a replicação foi detectado em um nível “profundamente pequeno” nas células T4.
Nenhum anticorpo para HIV pôde ser detectado.

– As respostas de células T CD8 + específicas para HIV que indicariam a presença de HIV foram fracas, mas as respostas de CD4 + específicas para HIV foram maiores do que em controles HIV-negativos.

 

Metodologia

Para confirmar que seu diagnóstico de HIV em 1996 não foi um diagnóstico falso-positivo, os pesquisadores também examinaram uma amostra armazenada de tecido cerebral obtida por biópsia em 1996 para ajudar a diagnosticar a condição neurológica da mulher. Esta amostra continha DNA de HIV, embora nenhum RNA de HIV, e confirma que a mulher tinha infecção por HIV em 1996.

Além disso, o padrão de substância branca do cérebro mostrado em exames de ressonância magnética era consistente com uma história de encefalopatia por HIV . Os exames físicos não mostraram evidências de disturbios mentais e a mulher continuou trabalhando em tempo integral como costureira.

Os pesquisadores dizem que este caso é “extremamente único”. Além de ser um dos mais longos exemplos documentados de controle de HIV pós-tratamento, a perda de anticorpos (sororeversão) é altamente incomum. O paciente de Berlim, uma das duas pessoas curadas do HIV após o transplante de medula óssea, manteve os anticorpos do HIV após a cura.

Os pesquisadores dizem que a perda de anticorpos é provavelmente uma consequência de um período prolongado de convivência com níveis “notavelmente baixos” de antígeno HIV.

“As respostas muito fracas das células CD8 específicas para o HIV – as que também já foram conhecidas como ‘células T assassinas’ que eliminam as células infectadas com vírus – também são altamente incomuns em um controlador de HIV espontâneo ou pós-tratamento”, dizem os pesquisadores.

“Este caso pode representar o melhor exemplo de cura funcional pós-tratamento e oferece esperança de uma remissão durável sem a necessidade de intervenções excessivamente tóxicas”, concluem os pesquisadores.

Mas, apesar de sua conclusão otimista, os pesquisadores não conseguem explicar como o HIV foi controlado desde que a argentina interrompeu o tratamento em 2007.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids com informação de Aidsmap