Manifestação do MPRJ — Foto: Editoria de Arte

Em manifestação à Justiça do Rio para prorrogar a prisão dos investigados no caso dos órgãos transplantados com HIV, a promotora Elisa Ramos Pittaro Neves, do Ministério Público do Rio de Janeiro, afirmou que os investigados e o respectivo laboratório PCS Lab Saleme “já emitiram dezenas de resultados com falso positivo e falso negativo para HIV, inclusive em exames de crianças”.

Segundo a promotora, os envolvidos respondem “a inúmeras ações indenizatórias por danos moral e material, de forma que a reiteração dessa conduta demonstra total indiferença com a vida e a integridade física e psicológica de seus clientes, e da população como um todo.”

Na argumentação para manutenção da prisão dos investigados, a promotora Elisa Ramos Pittaro Neves ainda pontua que a prisão é necessária, considerando “o total desrespeito à vida de um número indeterminado de pessoas, movida pela ganância e pelo lucro, capazes de ignorar a extensão do dano de seus comportamentos criminosos, algo sem precedentes no Brasil”.

Em resposta, nesta quinta-feira (17), a Justiça do Rio decidiu prorrogar a prisão temporária dos quatro presos. Walter Vieira, Jacqueline Iris Barcellar de Assis, Walter Vieira, Cleber de Oliveira Santos e Ivanildo Fernandes dos Santos continuarão presos por mais cinco dias.

Na decisão, a juíza Aline Abreu Pessanha pontuou que a manutenção da prisão é “imprescindível para o prosseguimento das investigações”:

“[…] necessária para assegurar a oitiva das vítimas, da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal, somado ao fato de que resta necessária a identificação da dinâmica do delito, além da localização de outras vítimas e dos demais autores da empreitada criminosa”, afirmou.

Reavaliação de exames ainda não foi finalizada

Passada uma semana da denúncia sobre o transplante de órgãos infectados com HIV, feita pela BandNews, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) ainda não finalizou a reavaliação dos exames de sangue que tiveram laudo emitido pelo laboratório PCS Lab Saleme.

Cerca de 286 exames de doadores da Central de Transplantes estão sendo reavaliados pelo Hemorio por pedido do Governo do Estado. E apesar do governador Cláudio Castro ter dito que os resultados deveriam estar prontos até hoje, sexta-feira (18), os laudos ainda não foram divulgados. Questionados sobre quantos exames já tinham passado por reavaliação, a SES não quis se pronunciar.

Fonte: O Globo