Imagem: @micaelacyrino por @rodrigobran.co

Diante da insegurança alimentar das famílias das periferias paulistanas, agravada pela pandemia da Covid-19, surgiu a Rifa #AlimentaGrajaú, mobilização solidária de artistas brasileiros e brasileiras e de seus públicos para a criação de um auxílio emergencial básico.

A ideia é criar a cada três semanas uma nova rifa online com a obra de um novo artista e mobilizar o público e a sociedade civil como um todo para conseguir levantar os recursos necessários ao fomento da ação de luta contra a fome da Aloha Comida Caseira, iniciativa que distribui 300 refeições quentes por semana para pessoas em situação de vulnerabilidade em ocupações do Grajaú, distrito da Zona Sul de São Paulo.

Até o dia 12 de junho está disponível uma rifa com a obra “Alma”, da artista Micaela Cyrino. Militante pela saúde da população negra, a artista de 32 anos compõe a exposição “Enciclopédia Negra”, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e já atuou em diversos coletivos que pautam a causa negra, das mulheres e das pessoas que vivem com o HIV.

“A fome é algo muito urgente. Estamos vivendo uma enorme crise sanitária, com vários retrocessos. O Brasil voltou para a linha da fome e da miséria. A nossa ação no Grajaú é uma resposta a falta de políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os bairros periféricos estão sofrendo demais com a pandemia do novo coronavírus. Muitos não podem fazer isolamento social porque não tem o comer em casa”, explicou Micaela .

De acordo com a artista,  a rifa é uma tentativa de reduzir a violência e os danos impostos as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Faço parte da história do Grajaú e me sinto muito honrada de participar, enquanto artista, de mais essa iniciativa solidária. É também um agradecimento ao bairro, sou do Grajaú e quero devolver um pouco do que aprendi ao longo de minha trajetória. Não dá para ficar com fome, essa situação sanitária me causa angustia. Com compromisso social e vontade política muita coisa poderia ter sido feita. Este nosso trabalho é mínimo, mas é realizado com muito amor. Queremos ampliar iniciativas como essa e atender pessoas que são invisibilizadas para as políticas públicas.”

Obra “Alma” – Acrílica sobre tela, 50×70 cm, São Paulo, Brasil, 2021 | Foto: Divulgação

A rifa está disponível online e cada bilhete custa R$ 50 (cinquenta reais). Caso a campanha alcance a meta de vender os 100 bilhetes disponíveis antes do dia 12 de junho, a data do sorteio será adiada para os articuladores conseguirem desbloquear os recursos e agilizar o envio para o Aloha Marmitex.

Redação da Agência Aids com informações do site Alma Preta