A família tradicional, tão invocada nesta época em que vivemos, tem como marca a atribuição das funções materna/paterna aliada ao sexo dos cuidadores. Arranjos familiares diferentes são vistos por muitos como exceção e considerados como fonte de psicopatologias.

No entanto, essas novas configurações familiares estão e são cada vez mais presentes e necessárias na sociedade atual. Os casais homoafetivos têm hoje suas uniões reconhecidas judicialmente e muitos desejam ter filhos.

Para abrir as comemorações do mês das mães, a Agência Aids convidou mulheres que se relacionam com outras mulheres e vivem a maternidade para contar como foi e tem sido essa experiência. A live acontece na terça-feira (4), a partir das 21h.

 

Conheça nossas convidadas:

 

Marcela Tiboni – artista plástica e escritora

Nasceu na capital paulista, em 1982 – ano em que se celebravam os 60 anos da Semana de Arte Moderna. Geminiana inquieta que é, respirou a influência e seguiu o caminho das artes. Formou-se em artes visuais, fez mestrado em história da arte e atualmente dirige uma empresa de mediação cultural. Este livro marca sua estreia como autora. O desejo de escrever veio de sua intensa relação com a gravidez e a maternidade, vividas ao lado de sua mulher, a produtora cultural Melanie Graille. As duas são mães dos gêmeos Bernardo e Iolanda, nascidos em 2018.

 

 

Ana Moser –  medalhista olímpica e empreendedora social

Ex-voleibolista brasileira indoor, considerada uma das maiores atacantes da história do voleibol brasileiro. Serviu a seleção brasileira que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino. Fundadora e Presidente do Instituto Esporte e Educação-IEE. Empreendedora social com várias premiações (Fellow Ashoka, Rede Empreendedores Sociais Folha, Trip Transformadores) e sócia fundadora do Todos pela Educação, da Atletas pelo Brasil e da REMS (Rede de Esporte pela Mudança Social).

 

Adriana Saldanha – jornalista e chef de cozinha

Graduada em Comunicação, Letras e em Gastronomia, Adriana também é documentarista e arte-educadora.  É presidente do Instituto Mpumalanga,  gestora da Casa Brasileira,  em São Sebastião, São Paulo,  chef de cozinha do  restaurante Brasileira Gourmet, associado à Casa Brasileira, e também  diretora do canal de  Smart TV  Sol Brasil, que integra a plataforma de streaming  Soult TV.   Pós-graduada em Gastronomia Brasileira e Cozinha Autoral (PUC-RS) e pós-graduanda em Gastronomia Italiana (Metropolitana-SP),  realiza pesquisas sobre alimentação e  culinária brasileira, baseadas no conceito comida como cultura.  Desenvolve tecnologias sociais para a Educação por meio das linguagens artísticas, projetos de formação de leitores e acesso ao livro e projetos de promoção da diversidade linguística no Brasil.

Deborah Bonini – médica geriatra

Deborah tem 59 anos e exerce a medicina há mais de trinta. É casada há sete anos com Rosiane, engenheira, que adotou o sobrenome de Deborah.  Juntas elas têm uma filha, Eduarda, de cinco anos de idade, nascida por fertilização.  Antes do parto, elas brigaram na justiça e a menina já saiu da maternidade no nome das duas mães.  Apesar de não ser funcionária, Deborah atua e faz internações no Hospital Israelita Albert Einstein, e também atende em seu próprio consultório.

 

Rosiane Bonini

Engenheira responsável junto ao CREA, com carreira desenvolvida no segmento industrial e hospitalar, em funções estratégicas, operacionais e de controle.  Atua como Engenheira e Gestora de manutenção do Modulo SUL II – Secretaria da Saúde – Hospitais: Emilio Ribas, CRT AIDS/DST, Ipiranga, Heliópolis, CAISM psiquiátrico. É casada com a médica geriatra Deborah com quem teve a menina Eduarda, de cinco anos de idade.

 

Redação Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

 

Live: “Mulheres que se relacionam com mulheres e são mães: a maternidade homoafetiva”

Quando: terça-feira, 4 de maio de 2021

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Youtube: https://www.youtube.com/embed/J1OuOhaOsUM

Facebook: https://www.facebook.com/165271196859447/posts/3897904020262794/