A Fundação Oswaldo Cruz é a principal instituição não-universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil. Possui 32 programas de pós-graduação stricto sensu em diversas áreas, uma escola de nível técnico e vários programas lato sensu.

Na Fiocruz são executados mais de mil projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças como aids, malária, Chagas, tuberculose, hanseníase, sarampo, rubéola, esquistossomose, meningites e hepatites, além de outros temas ligados à saúde coletiva, entre os quais a violência e as mudanças climáticas, e à história da ciência.

A Fundação tem desempenhado um papel fundamental desde o início da pandemia da aids nas áreas de pesquisa, controle, prevenção da doença e também na produção de fármacos. Para se ter uma ideia da atuação da instituição, dos 23 produtos que compõem o coquetel para a doença distribuídos pelo SUS, oito são do portfólio ou já fornecidos por Farmanguinhos, unidade técnico-científica da Fiocruz.

Com a chegada da Covid-19, a Fiocruz manteve seu protagonismo na área da saúde pública com a ampliação da capacidade de testagem, internalização da tecnologia e produção de vacina, apoio às populações vulnerabilizadas, assistência à saúde e condução de pesquisas com foco em Covid-19.

Na Live às Terças deste dia 26 de outubro, a partir das 21h, você vai conhecer melhor o trabalho e a importância da Fiocruz no combate a essas pandemias. Conheça nossas convidadas:

Valdiléa Veloso

Graduada em Medicina pela UERJ, é Mestre em DIP (UFRJ) e Doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). É Pesquisadora Titular da Fiocruz e integra a equipe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). É Diretora do INI/FIOCRUZ e lidera o INI na resposta à pandemia da COVID-19. É docente permanente do curso de Pós-Graduação Stricto sensu do INI/Fiocruz. É pesquisadora das redes de pesquisa do NIAID/NIH: ACTG, HPV e HVTN. É a pesquisadora principal do projeto de implementação de PrEP na América Latina – Improp., um consórcio de Instituições no Brasil, México e Peru. No período de 1997 a 2000, chefiou a Unidade de Assistência do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde, com importante participação na implementação do programa de acesso universal ao tratamento antirretroviral. Foi Gerente do Programa de DST e AIDS da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2003.

Beatriz Grinsztejn

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, é mestre e doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ. É pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz (INI) onde chegou em 1988, onde estabeleceu o serviço de HIV/Aids. Desde então dedica sua carreira à assistência, ao ensino e à pesquisa clínica em Doenças Infecciosas e Parasitárias, principalmente ao estudo da prevenção e tratamento do HIV/AIDS, coinfecções e comorbidades associadas. Ela docente no curso de pós-graduação Stricto sensu do Instituto (INI/Fiocruz). É consultora do Ministério da Saúde em Manejo da Infecção pelo HIV e Profilaxia Pre-Exposição ao HIV. Beatriz é a investigadora principal da Unidade de Ensaio Clínicos do INI/Fiocruz e participa das redes de pesquisa AIDS Clinical Trials Group, a HIV Prevention Trials Network NIAID/NIH (EUA), o HIV Vaccines Group e o Covid-19 Prevention Trials Network(CovPN). Ela integra o Conselho de Governança da International Aids Society (IAS), o HIV/AIDS Adult Guidelines Development Group, da Organização Mundial da Saúde, e o Therapeutic Advisory’s Committee da Organização Pan-americana da Saúde e o International Advisory Board dos periódicos The Lancet HIV e Journal of the International AIDS Society.

 

Redação Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

LIVE: “A atuação da Fiocruz no combate às pandemias da Covid-19 e do HIV/aids”

Quando: Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

– TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

– Facebook : https://www.facebook.com/agenciaaids

– Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqBcEcgx8QaU–YfJHojVfg