O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), acaba de lançar o Disk GTP+ Prevenção e Cidadania pelo telefone (81) 98657-7303. O serviço funciona via WhatsApp e tem por objetivo realizar orientação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISts), HIV/aids, tirar dúvidas sobre casos relacionados ao Covid-19 e visa fazer encaminhamentos para os serviços referenciados de saúde e promoção à cidadania.

O Disk GTP+ é destinado para pessoas vivendo com HIV/aids, gays, travestis, transexuais, homens que fazem sexo com homens (HSH), familiares de LGBTS em situação de cárcere, profissionais do sexo, e travestis e transexuais. O funcionamento do novo serviço é nas segundas, quartas e sextas-feiras das 13h às 17h.

Para o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis, a população em situação de vulnerabilidade que a instituição atende ganha mais um aliado na defesa dos direitos humanos. “Esse serviço é mais uma forma para que a população que nós atendemos tenha acesso aos direitos básicos no tocante à prevenção ao HIV/aids, saúde e a cidadania. Além disso, é um importante mecanismo nesse momento de pandemia que tanto tem atingido as populações mais carentes desse país”, ressaltou.

Vale ressaltar, que entre abril e agosto de 2020, o GTP+ alcançou diretamente mais de 800 pessoas através das ações emergenciais do projeto “Não deixar absolutamente ninguém para trás”. Foram desenvolvidas atividades de prevenção à Covid-19, de assistência alimentar e cuidados socioassistenciais para a população mais vulnerável frente à pandemia. 1.070 cestas alimentares foram entregues; 180 pessoas alcançadas em abordagens de ruas com profissionais do sexo e LGBTs em situação de cárcere.

 

Dica de entrevista

Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+)

Telefone: (81) 3231.0905