O Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) zerou as alíquotas do Imposto de Importação incidentes sobre 14 medicamentos, com o objetivo de facilitar o combate à pandemia do coronavírus.

A decisão está publicada no DOU (Diário Oficial da União) de hoje e contempla o antiviral remdesivir, liberado em março pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o tratamento de pessoas hospitalizadas com covid-19 no Brasil, e o metformina, voltado para tratamento de diabéticos.

A resolução foi assinada pelo presidente do Comitê-Executivo de Gestão substituto, Marcelo Pacheco dos Guaranys. A redução que zerou a alíquota do imposto foi concedida de forma temporária.

Avanço da pandemia no Brasil

Na terça-feira (22) o Brasil registrou 2.080 mortes por covid-19 em 24 horas e ultrapassou a marca de 18 milhões de casos da doença registrados. A marca foi alcançada três dias após o país atingir um total de 500 mil mortes.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, para reunir dados das secretarias estaduais de saúde.

Os números não representam quando os óbitos e diagnósticos de coronavírus aconteceram, mas quando passaram a constar nas bases de dados oficiais dos governos.

Foram registrados 86.833 novos casos até as 20h de ontem, totalizando 18.056.639. O total de óbitos chegou a 504.897.

Seis estados reportaram mais de cem mortes de covid-19 nas últimas 24 horas. A soma do total de vítimas destes locais (1.530) representa mais do que a metade do total de mortes no país:

* São Paulo – 843
* Rio de Janeiro – 185
* Rio Grande do Sul – 155
* Goiás – 138
* Paraná – 109
* Bahia – 100