O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, publicou, nesta semana, nota informativa com orientações sobre a vacinação de covid-19 em pessoas vivendo com HIV. Segundo o documento, apenas pacientes com CD4 menor que 350 fazem parte do grupo prioritário para vacinação.

“Diante da necessidade de facilitar acesso ao imunizante e da diminuição da realização de exames de LT-CD4 durante a pandemia, será considerado para inclusão neste grupo o último exame realizado do indivíduo, independentemente de quando foi realizado, sem necessidade de novo exame (conforme critérios estabelecidos no PCDT para manejo da infecção pelo HIV em adultos)”, diz o documento.

Ainda de acordo com a nota assinada pelo Dr. Gerson Pereira, diretor do Departamento, “é intenção do Ministério da Saúde, ampliar a oferta de vacina para toda população. No entanto, em um momento inicial com disponibilidade limitada de doses de vacina no mercado mundial faz-se necessário a priorização para aqueles com maiores riscos de complicações pela covid-19. Assim, é importante que os profissionais de saúde orientem os usuários sobre a priorização dos indivíduos com imunossupressão e as coordenações Estaduais e Municipais de HIV/aids organizem os fluxos e a logística necessária junto aos serviços para viabilizar a imunização das  pessoas vivendo com HIV/aids.”

Confira o documento a seguir

Leia também:

Ativistas aprovam inclusão de pessoas com HIV no grupo prioritário para vacina contra covid-19, mas dizem que sem exame de CD4 fica difícil saber quem será vacinado

Pessoas com HIV e CD4 menor que 350 são incluídas no grupo prioritário para vacinação contra covid-19

 

Dica de entrevista

Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde

Tel.: (61) 3315-3580