O Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti é celebrado no Brasil no dia 29 de janeiro e, este ano, a data cairá no próximo sábado. Na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, uma das faixas de pedestres no centro da cidade foi pintada com as cores do arco-íris para comemorar a data e dar apoio à causa.

A iniciativa da Prefeitura foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade em parceria com o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu, com a intenção promover a reflexão sobre a cidadania das pessoas travestis, transsexuais (homens e mulher trans) e não-binárias (que não se reconhecem nem como homens, nem como mulheres). O local escolhido foi a travessia em frente à Fundação Cultural, na rua Benjamin Costant.

As cores do arco-íris representam a comunidade LGBTQIA+ como um todo, e a pintura da faixa de pedestres desta forma já foi feita em diversas cidades do mundo, como Paris, Bogotá, Washington e Amsterdã. No Brasil, ambém há municípios que aderiram à iniciativa, como Sobral e Fortaleza no Ceará, e Ribeirão Pires, em São Paulo. A primeira cidade brasileira a ter faixas coloridas foi Salvador, capital baiana. Já a capital de Goiás, Goiânia, teve a faixa colorida apagada após ser alvo de uma ação judicial.

” Pintar a faixa é uma ação simbólica, que tem como objetivo primeiro chamar a atenção para justamente puxar a discussão sobre o respeito às pessoas trans, que precisam ter seus direitos e oportunidades respeitadas. Queremos mostrar que nós da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, e a administração do Município, estamos junto nesta causa”, afirma a secretária Kelyn Trento.

A Prefeitura informou que, segundo o artigo 80 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) este tipo de sinalização é permitida em casos de caráter experimental e por período pré-fixado, expressamente autorizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Neste caso, a faixa colorida permanecerá no local por 90 dias.

Redação da Agência Aids com informações do jornal O Globo