Acontece nos dias 19 e 20 de outubro, em Brasília (DF), a Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita, uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Estarão reunidos na capital federal especialistas de todo o país para discutir a prevenção, o tratamento e os dados atuais sobre a doença.

O evento é realizado durante o Outubro Verde, mês de combate à sífilis congênita e logo após o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, terceiro sábado do mês (16/10), instituído por meio da Lei nº 13.430/2.017, que tem como objetivos estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, com vistas a enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível.

Sífilis, ou Lues, é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. É curável e exclusiva do ser humano, tendo como principal via de transmissão, o contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por sangue contaminado.

Entre os destaques das discussões, estão as mesas:

  • Agências internacionais e políticas de saúde no controle da transmissão vertical de sífilis e HIV, com a participação do representante da OPS/OMS no Brasil, Miguel Angel Aragón; da Chefe da Unidade de Saúde, HIV/aids e Primeira Infância do UNICEF Brasil, Cristina Albuquerque; da diretora e representante do Escritório do UNAIDS no Brasil, Claudia Velasques; e da oficial de programas de educação da UNESCO no Brasil, Mariana Souza (19/10 – 10h30).
  • Ações integradas para implementação da Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical e Selos de Boas Práticas, com a participação, entre outros de Maria Clara Gianna, representando a Coordenação de IST/aids de São Paulo; Mara Francolozzo, da Coordenação de IST/aids do Paraná; Sandra Denise de Moura Sperotto, do CONASS; e Gerson Fernandes Mendes Pereira, Diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (20/10 – 14h00)

 

 

Serviço: 

 

Semana Nacional de Enfrentamento à Sífilis e à Sífilis Congênita

 

Quando: 19 e 20/10, das 9 às 17h30

 

Para acompanhar o evento, acesse:

 

webinar.aids.gov.br

 

 

Redação Agência de Notícias da Aids