Paulo Dantas (MDB), Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor (PRTB) têm  — Foto: Jonathan Lins; Reprodução/TV Gazeta; e Geraldo Magela/Agência Senado

Pesquisa Ipec mostra que está acirrada a disputa ao governo de Alagoas. O atual governador Paulo Dantas (MDB) lidera a corrida ao posto com 24% das intenções de voto, e atrás vem Rodrigo Cunha (União Brasil) com 21%, mas considerando a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, ambos estão empatados tecnicamente. Em terceiro lugar aparece Fernando Collor (PTB) com 17%.

Alagoas abriga a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, que está entre a lista Melhores Hospitais do Mundo 2021 da Revista Newsweek, ocupando a 27ª posição do rancking. Com base nessa classificação, o complexo hospitalar é tido como o melhor hospital do nordeste brasileiro.

Alagoas avançou no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Segundo estudos, o estado cresceu e se consolidou como exemplo para todo o país em algumas áreas, inclusive na saúde. Apesar disso, é inegável que ainda existem muitos gargalos a transpor, especialmente em relação a epidemia de HIV/aids.

De acordo com o último censo realizado, a população de Alagoas gira em torno de 3,3 milhões de pessoas. Até o ano passado, deste total, 5.182 novos alagoenses estão vivendo com HIV no estado, e ao longo dos últimos 12 anos foram contabilizados 4.408 novos casos de aids, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

A Agência Aids selecionou algumas das propostas dos candidatos que estão à frente nas pesquisas para a saúde pública de Alagoas, especialmente no enfrentamento do HIV/aids. Confira:

Paulo Dantas (MDB)

Paulo Dantas oficializa nesta 3ª feira candidatura no pleito indireto a ser  realizado pela ALE - Correio dos Municípios - Alagoas

O plano de governo 2023 – 2026 de Paulo Dantas discorreu sobre saúde 43 vezes, mas nenhuma vez a epidemia de HIV/aids foi mencionada.

Dentre os objetivos traçados por Dantas, ele destaca realização de arenas sistematizadas de saúde em todo o estado, com consultas de médicos especialistas para as populações mais carentes; ampliação da distribuição e entrega domiciliar de remédios para idosos e pessoas com mobilidade reduzida; implantação de sistema de gestão pré-hospitalar (UPA, Clínica da Família e SAMU) e hospitalar, incluindo prontuário eletrônico na rede estadual de saúde; promoção de apoio técnico e cofinanciamento de Centros de Assistência ao paciente com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no estado; ampliação da capacidade instalada dos hospitais da rede estadual, a fim de absorver a demanda regular de cirurgias; criação de programa de capacitação dos profissionais da saúde para humanização do atendimento na rede estadual.

Além de modernização do sistema de regulação que possibilite a otimização do acesso à diversos pontos da Rede de Assistência à Saúde (RAS); construção de novo prédio sede do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN/AL); ampliação do portfólio de exames do LACEN, incluindo os de vigilância genômica, o candidato visa construir um serviço de verificação de óbitos (SVO) na segunda macrorregião de saúde e concluir o Hospital Regional do Médio Sertão em Palmeira dos Índios.

Criação do Hospital do Idoso em Maceió; do Hospital do Câncer; construção de 80 novas Unidades de Clínicas da Família e conclusão do Hospital Metropolitano do Agreste em Arapiraca são parte das metas do candidato.

O documento ainda salienta qualificar profissionais de saúde para trabalhar nas comunidades quilombolas e tradicionais, além de construir Unidades Básicas de Saúde nas principais comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígena.

Leia na íntegra o plano de governo de Paulo Dantas

Rodrigo Cunha (União Brasil)

Rodrigo Cunha elogia suspensão de eleição indireta do governador de Alagoas  pelo STF — Senado Notícias

O candidato relembrou em seu texto que 90% dos alagoanos dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo, portanto, o “plano de saúde” da maioria da população.

Rodrigo Cunha assume compromisso de revisar e qualificar o Plano Diretor de Regionalização (PDR), de modo a efetivar a implantação das redes regionais integradas e hierarquizadas; definir e implantar o Plano Diretor de Investimentos (PDI), a partir de revisão e adequação do Plano Diretor de Regionalização (PDR), e levando em conta a realidade atual da rede de serviços e a necessidade de novos investimentos, em articulação com a gestão dos municípios; estruturar, reestruturar, fortalecer e consolidar as redes de atenção à saúde, por exemplo: Rede Cegonha; Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência; Rede de Atenção Psicossocial; Rede de Urgência e Emergência; Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, considerando diretrizes e normativas estabelecidas na esfera nacional apoiando os municípios na implementação de estruturas e processos.

Cunha quer estruturar um Centro Estadual de Inteligência em Saúde; fortalecer e expandir a produção da inteligência na saúde, envolvendo a implantação do agendamento e do prontuário eletrônicos e o uso da telemedicina, modernização tecnológica nos serviços, abrangendo os três níveis de atenção e em articulação com a gestão municipal.
Caso vença as eleições, visa estruturar centros regionais de especialidades médicas, voltados ao diagnóstico por imagem e clínico-laboratorial.

Outras demandas também foram pontuadas no plano, mas a palavra aids não foi citada.

Leia na íntegra o plano de governo de Rodrigo Cunha

Fernando Collor (PTB)

Fernando Collor retorna ao PTB

O documento apresentado por Fernando Collor demonstra ações administrativas e programáticas, planejadas para um Governo de Estado com olhar Social, com intuito de implementar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do estado, sobretudo da população mais vulnerável.

No eixo saúde do documento os altos índices de mortalidade da população foi uma questão discutida, enfatizando que pobreza e falta de saneamento básico, são as duas principais causas de mortalidade na primeira infância, principalmente nas periferias das cidades de Alagoas e na zona rural.

Considerando a realidade da saúde do estado, propõe reforma com melhorias estruturais e adequações do HGE (Hospital Geral do Estado) às necessidades do bom atendimento à população; aumento das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento ) no estado; aumento do Serviço do SAMU (Atendimento Móvel de Urgência); Programa de Saúde da Mulher; Programa de Assistência ao Idoso e ao Deficiente; apoio ao aumento da Cobertura Vacinal; e melhoria do atendimento e assistência médica, no modo atendimento familiar, com ênfase no atendimento ambulatorial, dentre outras.

“O que se pretende é, por meio de uma boa gestão dos recursos, melhorar a assistência local nos dois primeiros níveis de atendimento e um rápido encaminhamento nas situações próprias do Terceiro Nível. Por essa razão, o Plano de Governo prevê a reestruturação do sistema de Saúde de Alagoas, integrando as unidades, estabelecendo um fluxo de regulação eficiente”, este é mais um trecho do plano.

Medidas para resposta ao HIV/aids foram ignoradas.

Leia na íntegra o plano de governo de Fernando Collor

 

Kéren Morais (keren@agenciaaids.com.br)