A Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo realiza, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, uma série de ações em alusão ao Dezembro Vermelho, mês em que se reforça a divulgação da importância da prevenção ao HIV e também do tratamento adequado.
No dia 29 de novembro (sexta-feira), a equipe da Coordenadoria de IST/Aids estará em frente à Fundação Cásper Líbero, em parceria com a TV Gazeta, oferecendo testagem para HIV e insumos de prevenção das 10h às 16h. Já no dia primeiro de dezembro, Dia Mundial da Aids, a Coordenadoria oferece testagem, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), aconselhamento e início da terapia antirretroviral (Tarv), das 10h às 15h, em ação organizada pela Agência de Notícias da Aids em parceria com o Sesc Avenida Paulista. No dia 6 de dezembro, por sua vez, a Coordenadoria realiza a primeira edição do Conexões – Encontro de ONGs e Coletivos de HIV/Aids da cidade de São Paulo, onde os grupos contemplados pelos editais da Saúde para realização de atividades e divulgações sobre HIV/Aids apresentarão seus projetos e materiais na Oficina Oswald de Andrade, das 15h às 19h, em evento aberto ao público.
“A campanha Dezembro Vermelho reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do HIV/Aids, levando informação, reduzindo o estigma e ampliando o acesso aos serviços de saúde, como testagens e profilaxias”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids de São Paulo. “Cada esforço da gestão e da rede especializada contribui para a redução de novos casos e melhora da qualidade de vida das pessoas vivendo com o vírus na nossa cidade”.
Segundo dados do último Boletim Epidemiológico, na cidade de São Paulo, os casos de novas infecções por HIV caíram mais do que a metade – foram 54,6% de queda entre 2016 e 2023, passando de 3.716 casos para 1.705. Além disso, a cidade registra seu 9º ano de redução no número de casos de Aids.
A queda nos números é resultado da expansão do acesso aos métodos de prevenção disponibilizados no cotidiano dos munícipes. A cidade conta, ao todo, com 29 serviços voltados a IST/Aids, incluindo 10 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), com uma unidade itinerante, 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE), uma Estação Prevenção (dentro da Estação República – Linha Vermelha do Metrô) e um canal online, o SPrEP, que funciona dentro do aplicativo e-saúdeSP de forma integrada com as máquinas automáticas de entrega de PrEP, PEP e autotestes de HIV (localizadas nas Estações Luz e Vila Sônia – Linha Amarela da ViaQuatro).
Após cinco meses de operação, as máquinas registraram mais de mil retiradas de PrEP, PEP e autoteste de HIV, indicando a importância dessa alternativa para a população, que pode acessar os dispositivos todos os dias, das 4h40 da manhã à meia-noite.
Inserir os serviços especializados na rotina da população é uma forma de aproximá-la da prevenção e do diagnóstico precoce, o que impacta na redução da transmissão do HIV e nos índices que têm sido observados na capital. As atividades dos Projetos “PrEP na Rua” e “Se Liga!” foram intensificadas nos últimos anos, ampliando o alcance das estratégias. No ano de 2024, mais de 75 mil testes rápidos foram realizados em atividades que ocorrem em locais públicos e de grande circulação, fora das unidades de saúde, representando um aumento de 130% em relação ao ano anterior. Além disso, foram mais de 1.200 edições dos projetos extramuros, mais que o dobro da quantidade de edições realizadas em 2023.
Seguindo tal lógica, a cidade de São Paulo conta com mais de 55 mil pessoas cadastradas para uso da PrEP, que previne a infecção pelo HIV antes da exposição de risco ao vírus. Esse número indica o êxito das estratégias aplicadas na capital com o objetivo de aproximar as pessoas das tecnologias disponíveis atualmente de forma gratuita pelo SUS.
Durante todo o mês, a cidade será palco de mensagens de conscientização sobre a pauta. Os relógios de rua exibirão mensagens de prevenção com o laço da campanha e monumentos e prédios públicos como o Edifício Matarazzo, a Ponte Estaiada e o Monumento às Bandeiras estarão iluminados em vermelho, reforçando o engajamento com a causa.
As ações do Dezembro Vermelho reafirmam o compromisso da cidade com a inclusão, a ampliação do acesso à saúde e a conscientização da população. Para mais informações sobre a agenda, acompanhe as redes sociais da Coordenadoria de IST/Aids (@istaidssp) ou acesse o site oficial: Coordenadoria de IST/Aids.
Agenda
29 de novembro
Ação de Testagem na Fundação Cásper Líbero
Das 10h às 16h
Avenida Paulista, 900 – Bela Vista
01 de dezembro
Ação de testagem e prevenção no Sesc Avenida Paulista
Evento organizado pela Agência de Notícias da Aids
Das 10h às 15h
Avenida Paulista, 119 – Bela Vista
06 de dezembro
Conexões – 1º Encontro de Coletivos e ONGs do campo de HIV/Aids da cidade de São Paulo
Das 15h às 10h
Oficina Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Entrada gratuita – Aberto ao público
07 de dezembro
IX Xirê – Encontro Municipal de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Das 9h às 12h
Hotel Slaviero
Rua Araújo, 141 – República
Entrada gratuita mediante inscrição