Mesmo com a nova orientação do Ministério da Saúde, a UBS Real Parque – Dr. Paulo Mangabeira Albernaz Filho, no Morumbi, em São Paulo, está exigindo o exame de CD4 para vacinação de reforço contra a Covid-19 em pessoas vivendo com HIV. A denúncia foi feita a Agência Aids na manhã desta quinta-feira (23) por um profissional de saúde que vive com HIV e preferiu não se identificar. Ele esteve no serviço e contou que foi embora sem receber a dose de reforço, frustrado.

“Fui atendido no momento em que cheguei na UBS, mas assim que informei a minha condição sorológica a atendente me explicou que era preciso apresentar um comprovante de exame de CD4. Ela me mostrou um documento de 22 de setembro com a portaria do Vacina Sampa. A orientação era vacinar apenas pessoas com HIV, com o CD4 menor que 200.”

Em nota enviada à Agência Aids no final da tarde, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que as normas adotadas para priorização de doses da vacina de Covid-19 divulgadas no Instrutivo n°36, nesta quinta, garantem que todas as pessoas com HIV têm o direito à terceira dose.

Mudança de protocolo

Desde a última terça-feira (21), o Ministério da Saúde decidiu incluir todas as pessoas vivendo com HIV com mais de 18 anos no grupo prioritário para receber a terceira dose. A nova recomendação diz que podem receber a dose de reforço todas as pessoas imunossuprimidas que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias, isso inclui também pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas em uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

De acordo com o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Dr. Gerson Pereira,  “do ponto de vista operacional o protocolo foi mudado porque era muito difícil 700 mil pessoas terem que fazer exame de CD4 para verificar só aqueles com o CD4 menor que 200. Do ponto de vista técnico, é importante manter essas pessoas imunizadas contra uma doença que a gente sabe muito pouco. É mais uma medida protetiva importante e uma conquista para todos os pacientes que vão precisar dessa dose de reforço, incluindo as pessoas vivendo com HIV/aids.”

O profissional de saúde contou que tentou argumentar mostrando a nova recomendação a atendente. “Expliquei que a orientação atual era outra, todas as pessoas com HIV no Brasil podem se vacinar. No entanto, ela reafirmou que precisava seguir o que estava escrito no documento que ela tinha em mãos.”

Por ser profissional da saúde, ele também tentou acessar a vacina via xepa da saúde e novamente recebeu uma resposta negativa. “A atendente pediu para eu fazer um cadastro e que ia ligar no final do dia para informar se sobrou vacina ou não.  Poxa, eu estava lá, mas senti que o único objetivo era dificultar as coisas. Fiquei bem frustrado e fui embora. Não ia ficar na unidade de saúde batendo o pé. Agora vou me programar para tentar receber a dose de reforço em outro momento. Só espero que outras pessoas vivendo com HIV não passem por isso.”

A UBS Real Parque – Dr. Paulo Mangabeira Albernaz Filho é um serviço de saúde da Prefeitura de São Paulo e está localizada na avenida Barão de Melgaço, 339.

Leia a nota da Prefeitura na íntegra

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que as normas adotadas para priorização de doses da vacina de Covid-19 divulgadas no Instrutivo n°36, nesta quinta-feira (23), garantem que todas as pessoas com HIV têm o direito à terceira dose. A capital aguardava as novas instruções do Programa Estadual de Imunizações, que foram atualizadas nesta quinta.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dica de entrevista

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde

Tel,: (11) 2027-2370