A pandemia do novo coronavírus vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também provocado impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias. Em tempos de dor, medos e incertezas, pessoas de diferentes crenças e religiões tem buscado a fé, a espiritualidade e novos caminhos para diminuir estes impactos e encontrar a paz. Para conversar sobre estes e outros assuntos, a Agência de Notícias da Aids convidou a líder espiritual Monja Coen para a live: “Conceitos e Reflexões da Monja Coen em Tempos de Pandemia”, na próxima terça-feira, 4 de agosto, às 21h, na TV Agência Aids e no Facebook.

Conhecida por ministrar palestras por todo o Brasil, Monja Coen é uma zen budista brasileira, que tem sido um fenômeno de audiência nas redes sociais. Em suas discussões, ela aborda temas como relacionamentos, bem-estar e depressão. Tem diversos livros escritos e participa de discussões com grandes nomes.

Monja Coen é uma monja zen budista brasileira de ascendência portuguesa, e missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão. Também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001 com sede em Pacaembu. Seu pai era filho de portugueses, e sua mãe oriunda da família paulista quatrocentona Dias Baptista, de grandes proprietários de terra no Vale do Paranapanema.

Nascida em 1947, em São Paulo, a Monja Coen foi jornalista profissional e após uma transferência a trabalho para Los Angeles, Califórnia, iniciou suas praticas regulares de zazem no Zen Center of Los Angeles, onde fez seus votos monásticos em 1983. O zazem é uma prática meditativa de observação, que busca o autoconhecimento do ser humano, onde o praticante fica sentado, com o corpo bem alinhado e de frente para uma parede branca, e utilizando-se de técnicas respiratórias aprende a observar suas emoções.

Após anos de treinamento e graduações numa extensa jornada monástica e passagens importantes por templos no Japão, em 2001 Monja Coen deixou o Templo Busshinji e iniciou um pequeno grupo de zazen na casa de um de seus praticantes, que em pouco tempo ficou pequena, sendo criado oficialmente a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, Templo Tenzui Zenji, com início das caminhadas meditativas em parque públicos, no intuito de levar o zazen e o kinhim (meditação caminhando) para a população paulistana.

Desde que voltou ao Brasil, Monja Coen realiza palestras, oficializa casamentos, bençãos para residencias, empresas, crianças e recém nascidos.

Serviço:

LIVE: “Conceitos e Reflexões da Monja Coen em Tempos de Pandemia”

Quando: 04 de agosto de 2020

Horário: 21h

Como assistir:

Acesse a TV Agência Aids no agenciaaids.com.br ou pela página oficial da Agencia no Facebook: facebook.com/agenciaaids

Redação Agência de Notícias da Aids