Na última sexta-feira (22), a Cidade de São Paulo recebeu o 1º Circle of Excellence Award na Conferência Fast-Track Cities 2021, organizada pelo Instituto Fast Track, pela Associação Internacional de Provedores de Cuidados para Aids e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids). O prêmio, também concedido a outras quatro cidades, reconheceu os resultados alcançados por São Paulo para ampliar o diagnóstico e tratamento de HIV, reduzir o número de novos infectados e alcançar populações mais vulneráveis, como a LGBTQIA+.

Durante o evento, o Prefeito Ricardo Nunes participou do Painel de Alto Nível “Humanismo nas Políticas Públicas”, falando sobre como trabalho da Coordenaria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde tem feito a Cidade atingir ou se aproximar das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, assinado pelo município.

Na cerimônia de premiação, a Coordenadora de IST/Aids, Maria Cristina Abbate, agradeceu o reconhecimento a São Paulo e destacou os resultados alcançados, como a redução de novos casos por três anos consecutivos, as experiências do projeto PrEP na Rua e anunciou o lançamento do CTA móvel em dezembro, que levará, em uma unidade móvel, todos os serviços disponíveis no CTA até onde as pessoas estão.

Ariadne Ribeiro, assessora para apoio comunitário do Unaids, participou da cerimônia e ressaltou a importância das iniciativas apresentadas, reforçando que “diversos avanços são observados em países lusófonos, e que as experiências compartilhadas em São Paulo como estratégias de redução de danos, a Semana Mundial de Testagem e as iniciativas de acolhimento e retenção de pessoas trans e travestis são exemplos claros que pessoas mais vulneráveis podem ser alcançadas pela perspectiva dos Direitos Humanos”.

A cidade de São Paulo conta com mais de 450 Unidades Básicas de Saúde e uma rede especializada de IST/Aids com 26 serviços. No primeiro semestre de 2021, 85% dos diagnosticados com HIV iniciaram o tratamento antirretroviral dentro do primeiro mês de diagnóstico, número que era de apenas 15% em 2016.

O Ministério da Saúde estima que 87% das pessoas com HIV na Cidade sabem de sua sorologia. Dos cerca de 45 mil diagnosticados acompanhados pela rede municipal, 85% estão em tratamento e, destes, 95% estão com carga viral indetectável, sendo, portanto, intransmissíveis. Os números são considerados pelo Instituto Fast-Track “Um exemplo e modelo a ser seguido pelas demais cidades do Instituto” e se aproximam da meta 95-95-95 estabelecida pelo Unaids.

Redação da Agência de Notícias da Aids com informações

Dica de entrevista

Coordenação Municipal de IST/Aids de São Paulo

Tel.: (11) 3397-2196