Embora os homens representem entre 60% e 80% dos mortos pela Covid-19 no mundo, as mulheres são afetadas de maneira mais severa pelo novo coronavírus. Elas estão mais expostas ao risco de infecção e às vulnerabilidades sociais decorrentes da pandemia, como desemprego, violência, falta de acesso aos serviços de saúde e aumento da pobreza. Essa é a conclusão do relatório “Mulheres no centro da luta contra a crise Covid-19”, divulgado em março pela ONU Mulheres.

Este e outros assuntos serão debatidos nesta terça-feira (2), às 21h, na LIVE “Cidadãs em Tempo de Pandemia”, da Agência Aids.  Mediado pela jornalista Roseli Tardelli, o bate-papo vai reunir Cidadãs Posithivas de diferentes regiões do país que atuam na luta contra aids.

No Brasil, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas está à frente da Campanha Voluntariado Pelas Américas Covid-19 e HIV. Com apoio do Unaids, da Unesco, do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo e da AHF Brasil, elas acolhem muitas outras que estão com problemas para acessar os antirretrovirais, precisam de apoio emocional e psicológico ou/e alimentos.

Confira o perfil das entrevistadas:

Silvia Aloia

Silvia Aloia é uruguaia, vive em Porto Alegre desde 1982, é gerente de projetos sociais e ativista em defesa dos direitos das mulheres que vivem com HIV/aids.  Formanda em Administração em Sistemas e Serviços de Saúde, compõe a Secretaria Nacional do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas. Também representa as mulheres no Grupo de trabalho do Programa das Nações Unidas sobre o HIV/Aids e no Grupo de Trabalho da Sociedade Civil dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030. Além disso, coordena a Associação de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do Rio Grande do Sul e é ativista desde 2006.

Jaciara Pereira

Jaciara Pereira vive na Bahia e é representante regional do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas no Nordeste. Ativista há mais de 14 anos, ela também é funcionária pública. Atua como assistente de farmácia no SAE/CTA Itapetinga.

 

Fabiana de Oliveira

Fabiana de Oliveira é formada em Ciências Sociais, mora em Catanduva, interior de São Paulo, vive com HIV há 25 anos e é militante da causa há 23 anos. Hoje, é representante estudal do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas em São Paulo.

 

Evalcilene Costa dos Santos

Evalcilene Costa dos Santos atua no Movimento Nacional das Cidadãs Positivas no Amazonas. É mãe, professora e luta pela garantia dos direitos humanos desde 2004, quando chegou ao movimento de aids. É presidente da Associação de Redução de Danos em álcool e outras Drogas, no Amazonas, e coordenadora do Fórum de Organizações da Sociedade Civil em IST/HIV/Aids e Hepatites Virais e Tuberculose. Entre muitas funções, também é Conselheira Nacional de Saúde, representando o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas entre 2019 e 2021.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

LIVE: “Cidadãs em Tempos de Pandemia”

Quando: 2 de junho de 2020

Horário: 21h

 

Como assistir:

Acesse a TV Agência Aids no agenciaaids.com.br ou pela página oficial da Agencia no Facebook: facebook.com/agenciaaids