O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse nesta segunda-feira (26) que trabalha com a previsão de vacinar contra covid-19 as pessoas com mais de 25 anos até a próxima semana. Em entrevista à CNN Brasil, Aparecido afirmou que a agenda será definida após posicionamento do governo de São Paulo em anúncio na quarta-feira (28), mas que a expectativa é avançar na imunização no começo de agosto.

O secretário ainda reforçou o discurso do prefeito Ricardo Nunes, dizendo que uma interpretação errada fez com que a secretária voltasse atrás e não confirmasse o início da vacinação de pessoas com 28 anos para quinta-feira (29).

“Tínhamos o entendimento de que quinta e sexta-feira para [vacinar] 28 anos, mas houve interpretação errada nossa em relação ao envio de vacinas. Estamos esperando o anúncio do governo na quarta para que possamos retomar. Existe uma expectativa de que possamos fazer na sexta [público de 28 anos], não está confirmado ainda, e na semana que vem 25, 26 e 27 anos”, disse.

Apesar de citar sexta-feira (30) como provável data para vacinação de pessoas com 28 anos, Aparecido explicou que, dependendo do envio por parte do governo estadual, a imunização para a faixa etária pode começar na própria quinta-feira, como anteriormente previsto.

“As doses chegaram ao depósito do estado e agora eles transferem aos municípios. Vamos acertar ainda hoje a transferência, Chegando amanhã ou quarta-feira, teríamos condições de distribuir e voltaríamos à normalidade para quinta com 28 anos, mas depende de receber entre hoje e amanhã”, disse.

A capital está com o calendário avançado em relação ao anunciado há duas semanas pelo governador João Doria (PSDB), que previa a vacinação de pessoas de 25 a 29 anos entre 5 e 12 de agosto. Porém, Edson Aparecido disse, sem dar detalhes, que haverá um novo anúncio na quarta-feira.

“O governador deve fazer anúncio na próxima quarta-feira em relação a 25, 26 e 27 anos, tenho certeza que poderemos cumprir o calendário de até 20 de agosto vacinar com pelo menos uma dose todas as pessoas com mais de 18 anos”, disse.

Calendário confirmado

São Paulo começa a semana com o calendário definido até quarta-feira. Hoje, a cidade faz repescagem para a faixa etária de 30 a 34 anos e vacina contra covid-19 gestantes que tomaram a 1ª dose com AstraZeneca — receberão imunizante da Pfizer. Amanhã e na quarta-feira receberá a primeira dose o público de 29 anos.

“Hoje estamos vacinando em casa todas aquelas gestantes que tomaram a 1ª dose de AstraZeneca, estamos vacinando com Pfizer. São 652 mulheres. Estamos fazendo repescagem de 30 a 34 anos. Amanhã e quarta será a vez de quem tem 29 anos”, disse.

Fonte: UOL