A quantidade de pessoas que um caso confirmado de Covid-19 contamina despencou no estado de São Paulo após a adoção de medidas de isolamento social, segundo cientistas do Observatório Covid-BR. Apesar disso, a taxa de contágio ainda está acima do ideal e depende da eficácia do distanciamento social adotado pela população.

A chamada taxa de contágio, que avalia quantas pessoas são contaminadas, em média, por cada caso confirmado de coronavírus, chegou a ser de quase 4 contaminações para cada doente no início da pandemia. Em meados de março, a taxa caiu para cerca de 2,5. Com os melhores índices de isolamento social, registrados no começo da quarentena, a taxa de contágio despencou e, desde então, se manteve perto de 1 para 1.

No entanto, para desacelerar a propagação do coronavírus, a taxa precisa ser inferior a uma nova contaminação por paciente.

Segundo Maria Amélias Veras, professora do departamento de Saúde Coletiva da Santa Casa, o valor atingido pelo estado de São Paulo nas últimas semanas ainda pode ser comemorado.

“A gente tem que olhar com bastante cautela para esse número porque ele é bastante sensível as mudanças no comportamento da própria população. Então se você mantém o distanciamento por algum tempo, é possível pensar em estabilizar essa taxa, se você modifica muito o comportamento populacional, em relação a aglomeração de pessoas, essa taxa também varia”, afirma Veras.

Para os pesquisadores, a reabertura do comércio e a volta à vida normal em São Paulo depende de manter a taxa de contágio abaixo de 1 por um longo período.

“Os países que passaram mais tempo e já estão iniciando suas saídas das medidas de isolamento precisaram esperar algumas semanas para o comportamento dessa taxa ficar constantemente abaixo de 1 para estarem mais seguros”, explica a professora.

6 mil mortes por Covid-19

O estado de São Paulo registrou mais 272 mortes por coronavírus em um dia e chega a 6.045 mortes pela doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O vírus infectou 80.558 pessoas em 505 municípios do estado.

Fonte: The Good News Coronavirus