Em reunião extraordinária, o Movimento Paulistano de Luta Contra Aids (Mopaids), coletivo que nasceu em 2002 para debater com profundidade as pautas da sociedade civil e conseguir, a partir da luta política, transformações sociais e ações coletivas focadas principalmente no fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e nos direitos das pessoas vivendo com HIV, elegeu na última sexta-feira (21), novos representantes para a coordenação do movimento. Assumem o Mopaids o ativista Eduardo Luiz Barbosa, gerente do Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) Brunna Valin, e a militante Patrícia Perez, articuladora política e representante do coletivo no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo.

Desde que o Mopaids foi criado, a coordenação era dividida pelos ativistas Américo Nunes Neto, do Instituto Vida Nova, Cláudio Pereira, presidente do Grupo de Incentivo à Vida (GIV) e José Araújo Lima Filho, do Epah (Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada). Com a morte de Araújo, em setembro de 2019, o trio virou uma dupla e desde então vinha sinalizando sobre a importância de outros atores assumirem o Mopaids.

Em seu discurso de despedida e agradecimento, Américo afirmou que o Mopaids “somos todos nós e o trabalho do movimento social na luta contra a aids continua. Tenho certeza de que o trabalho irá continuar com a mesma qualidade.”

Os novos coordenadores disseram que contam com a ajuda e o empenho de todos na continuidade do trabalho.

Ativista de movimentos sociais LGBTI+ e HIV/aids desde 1990, Eduardo Barbosa foi diretor e membro do GIV de 1994 a 2004. Fundador do Foaesp, Mopaids e da RNP+Brasil. Ex-Diretor adjunto no Departamento de HIV, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, de 2004 a 2013. É vice-presidente do Grupo Pela Vidda/SP e gerente do CRD Brunna Valin.

Patrícia é a primeira mulher a assumir a coordenação do Mopaids. Mãe, negra, ela vive em Guaianases, periferia de São Paulo. É graduada em Gestão de Saúde e graduanda em Serviço Social. Entre 2016 e 2017, foi conselheira municipal de política para as mulheres. Desde 2018 é representante do Mopaids no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo. Foi voluntária como agente de prevenção do CTA Guaianases, atuando junto às mulheres em situação de vulnerabilidade social. Atualmente se dedica ao acolhimento de mulheres trans e travestis e situação de rua na região de Guaianases.

Leia a seguir a carta de agradecimento escrita pelo ativista Américo Nunes:

Meus prezados colegas, iniciamos o ano de 2022, em que se finda mais uma gestão na história do Mopaids e, neste momento, me dirijo a vocês para agradecer todo apoio, bem como toda crítica construtiva que recebi neste período.

Os apoios foram necessários e me estimulou. As críticas alertaram para o que poderia estar equivocado, abriram meus olhos e também serviram como estimulantes.

Agradeço a todos da coordenação compartilhada e integrantes das comissões, representações que foram criadas no período, a todos que cooperaram mesmo sem integrar alguma representação, bem como aos colaboradores, aos investidores, pois foram de fundamental importância nesta caminhada.

Vale destacar que o espírito de equipe e descentralização foram a tônica reinante desta gestão, levando todos a um trabalho comum, que teve como principal escopo o atendimento dos anseios dos nossos membros e o fortalecimento institucional de nossa causa.

Depois de alguns anos ocupando a coordenação deste movimento, é com muito orgulho que transmito o cargo a um querido ativista o Eduardo Luiz Barbosa – representado o Grupo Pela Vidda-SP, que sempre foi incansável e só acrescentou valor e relevância ao trabalho realizado por todos nós e que este novo desafio se revigora com muito entusiasmo pela vida.

O significado dessa transmissão de gestão não se restringe ao fechamento e à abertura de ciclos – representa isso sim a ampliação dos processos de transformação e crescimento adotados no Mopaids nos últimos anos, para os quais foram imprescindíveis o talento e a dedicação de dezenas de colegas, coordenações e membros, nas diversas etapas de cada um dos inúmeros desafios encarados.

Sozinho eu não faria nada, estendo os agradecimentos e os méritos a nossa equipe técnica e administrativa e também a articuladora política Sra. Patrícia Perez, que estará a frente da coordenação compartilhada com o querido Eduardo; ter um olhar feminino na coordenação muito contribuirá nas questões de gênero, harmonização e a leveza de ser frente a uma política mais justa e igualitária.

Nosso Mopaids atinge hoje posição de referência no cenário da cidade de São Paulo e até mesmo Estado, o que só aumenta a importância do trabalho e das atitudes de cada um de nós.

Vencer este enorme desafio, manter as conquistas até aqui obtidas e promover os avanços necessários em sintonia com os novos tempos não é tarefa para uma só pessoa. Lutamos juntos pela ampliação da participação de um número cada vez mais expressivo de ONGs, Ativistas, Pessoas com HIV/Aids, Profissionais de Saúde e outros, nos destinos desse movimento.

Buscamos conquistar novos segmentos, novas lideranças, rejuvenescer nosso movimento, seja a partir da ação integrativa, seja a partir de ideias novas, consolidadas em novos projetos e novas abordagens. Sem nos esquecermos, claro, das lutas históricas e permanentes do nosso ativismo, perpetrados por pessoas que nos antecederam ao longo de décadas.

Confesso que estou um pouco cansado, mas muito realizado por ter conhecido pessoas que, deixando vaidades e interesses de lado, dedicam seu tempo em prol da nossa militância. Por tudo o que passei nesses anos, fica o real sentimento do dever cumprido; desejo para a próxima gestão muito sucesso e trabalho, que, tenho certeza, virão.

Permito-me deixar uma mensagem, voltada principalmente aos que assumem agora a coordenação do Mopaids: Não basta se indignar, é preciso fazer alguma coisa, que a luz da esperança de manter a luta com união e respeito seja mantida. Pois o Mopaids somos todos nós. Continuem a promover e a solidificar os pontos de convergência e eliminem os de divergência, pois só assim é possível se manter.

Foi uma experiência rica, uma satisfação e uma grande honra ter participado de todas essas atividades, desafios e conquistas.

Um bom ano novo auspicioso para todos nós! Abraços fraternais,

Américo Nunes Neto