Foi dada a largada à 23ª Conferência Internacional de Aids. Esta é a primeira edição virtual da maior conferência do mundo sobre HIV que nesta edição começa com foco nos vínculos entre o HIV e a pandemia de Covid-19, além de destacar a importância do debate global a respeito do racismo. Delegados de 175 países estão participando da conferência, originalmente marcada para acontecer em Oakland e San Francisco, nos Estados Unidos.

“Estes são tempos marcantes e decisivos para o movimento do HIV no mundo”, disse o presidente da International Aids Society e da Aids 2020. “Todas as conversas que temos agora estão na confluência da pandemia da Covid-19 e em um novo acerto de contas global com o racismo sistêmico”.

A conferência de imprensa de abertura contou com o diretor executivo do Programa Conjuntos das Nações Unidas Sobre HIV/aids (Unaids), Winnie Byanyima, o diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, e evidências de dois estudos que examinaram a ligação entre as pandemias do HIV e do Covid-19.

Byanyima apresentou os resultados da Atualização Global sobre Aids do Unaids 2020, lançada na abertura. O relatório, intitulado Aproveitando o Momento: Combater as Desigualdades Arraigadas para Acabar com as Epidemias, inclui um capítulo especial que descreve os possíveis impactos que a pandemia de Covid-19 poderia ter em países de baixa e média renda nos suprimentos deantirretrovirair usados ​​no tratamento para o HIV .

“Mesmo antes do início da Covid-19, o novo Relatório Global do Unaids mostra que o mundo não estava no caminho de alcançar seu objetivo de acabar com a aids como uma ameaça à saúde pública até 2030”, disse Byanyima. “Não podemos deixar de lado o HIV. Precisamos dobrar e aumentar nossos esforços para responsabilizar governos e formuladores de políticas. As epidemias acontecem na linha de falha das desigualdades e podemos e devemos fechar as lacunas”.

O Dr. Tedros compartilhou os resultados de uma nova pesquisa da OMS que mostra interrupções significativas no acesso ao tratamento do HIV por causa da pandemia.

“Os resultados desta pesquisa são profundamente preocupantes”, afirmou. “Os países e seus parceiros de desenvolvimento devem fazer todo o possível para garantir que as pessoas que precisam de tratamento contra o HIV continuem acessando. Não podemos permitir que a pandemia desfaça os ganhos conquistados na resposta global a aids”.

Os autores de dois estudos lançados na Aids 2020: Virtual também compartilharam descobertas relacionadas à interseção de Covid-19 e HIV.

 

Interrupções na PrEP e impacto da Covid-19 na prevenção do HIV

Pesquisadores de um centro de saúde comunitário em Boston, especializado em saúde sexual, descobriram que a pandemia está associada a grandes interrupções no tratamento da PrEP, especialmente entre subpopulações vulneráveis.

Apesar do alto uso de telessaúde, o estudo constatou que as iniciações de PrEP diminuíram 72% de janeiro a abril e os lapsos de recarga aumentaram 278%. Esses lapsos nas recargas da PrEP foram associados a menores de 27 anos e população latina.

Além disso, os testes para HIV, gonorréia e clamídia diminuíram 85%, enquanto as taxas de positividade para gonorréia e clamídia aumentaram.

Douglas Krakower, do Beth Israel Deaconess Medical Center, pediu novos estudos para entender se as mudanças nos cuidados com a PrEP refletem a diminuição do risco sexual ou as barreiras à saúde ideal.

“Está claro a partir desta evidência que os desafios do HIV e da Covid-19 estão ligados, assim como a resposta global”, disse o Dr. Pozniak. “Ainda não sabemos a extensão do risco aumentado que a Covid-19 representa para as pessoas que vivem com HIV, mas sabemos que os esforços de distanciamento social e os bloqueios do governo interromperam os esforços de prevenção e tratamento do HIV, bem como suspenderam a pesquisa vital sobre o HIV. ”

O IAS também irá lançar em breve um novo relatório intitulado: Covid-19 e HIV: Um Relato Sobre Duas Pandemias. Observando interrupções generalizadas nos serviços, o relatório analisa como a Covid-19 está afetando a resposta global ao HIV e fornece dois conjuntos de recomendações para decisores políticos, provedores de assistência médica, pesquisadores, cientistas, profissionais de saúde, comunidades e financiadores.

O primeiro conjunto de recomendações aborda a prestação de serviços de HIV no contexto da Covid-19, incluindo a redução da duração das visitas de cuidados de saúde e quantidade de medicamentos distruídos a cada entrega. O segundo conjunto de recomendações aborda lições da pandemia de HIV que podem informar a resposta do Covid-19 – incluindo abordar questões de justiça social no sistema de saúde e abordar proativamente o estigma.

Para acompanhar a programação da Aids 2020, clique aqui.