Marcada inicialmente tendo como convidado o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Dr. Gerson Pereira, o tema da live desta terça-feira (26) será outro: “Vivo com HIV e superei a Covid”. A Agência Aids recebeu nessa segunda-feira (25) um e-mail do núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde informando que “devido a compromissos de última hora e inadiáveis, infelizmente, o diretor do DCCI Gerson Pereira, não poderá participar da live com a Agência Aids, neste momento, se colocando à disposição para uma outra oportunidade. Antecipadamente agradecemos pela compreensão, ao tempo em que nos colocamos à disposição para informações complementares.”

Por isso, decidimos antecipar a conversa da próxima semana e a jornalista Roseli Tardelli vai bate-papo, nesta terça-feira (26), com o ativista Cazu Barroz, que acabou de vencer a Covid, e o cientista político Diego Callisto, que enfrentou a doença em março. Os dois vivem com HIV e poderão compartilhar suas experiências nesta luta.

O Unaids orientou que pacientes com HIV devem ter os mesmos cuidados que a população em geral para se protegerem da Covid-19. Como é uma pandemia muito nova, ainda não há informações sobre impactos diferenciados da Covid-19 nesta população. Dessa forma, todos devem seguir as mesmas instruções repassadas pelas autoridades de saúde, como lavar as mãos, usar máscaras ao sair na rua, somente quando necessário, e respeitar o isolamento social.

Mas como é viver com HIV e enfrentar a Covid? Há alguma semelhança entre os vírus? O uso de antirretrovirais pode ser um diferencial para vencer a doença? Essas e outras perguntas serão respondidas nesta noite.

Confira o perfil dos entrevistados:

Cazu Barroz

Cazu Barroz é ator, jornalista, escritor, ativista e vive com HIV/Aids desde 1990. Foi protagonista da campanha “A Vida é mais forte do que a aids”, em 2006, do Ministério da Saúde. Também participou de um vídeo contra aids na novela Páginas da Vida, da TV Globo. Recebeu o diagnóstico de Covid-19 em abril de 2020.

Diego Callisto

Diego Callisto é cientista político de formação, assessor técnico no Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde. Vive com HIV há mais de 10 anos e foi diagnosticado com Covid-19 em março de 2020. No Departamento, atua na área de prevenção e nos projetos de implementação da PrEP.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

LIVE: “Vivo com HIV e superei a Covid”

Quando: 26 de maio de 2020

Horário: 21h

Como assistir:

Acesse a TV Agência Aids no agenciaaids.com.br ou pela página oficial da Agencia no Facebook: facebook.com/agenciaaids