A Agência de Notícias da Aids está em festa. Neste mês de maio completamos 19 anos de existência. Na vanguarda da comunicação especializada em HIV/aids, unindo informação e acolhimento, vamos comemorar quase duas décadas com o Webinário “19 anos da Agência Aids: Informação e prevenção em toda parte para todas as tribos”. O evento vai acontecer no próximo sábado, 21 de maio, com a participação de jornalistas e diferentes atores da luta contra a aids e transmissão ao vivo via Youtube, Facebook e TV Agência Aids. Conta com apoio do Senac São Paulo e das farmacêuticas GSK e Janssen.

“Estamos muito felizes em conseguir solidificar este projeto que criamos a partir de uma história pessoal e que tem contribuído muito para diminuir o estigma, a discriminação, o preconceito e o sofrimento das pessoas que vivem com HIV/aids em São Paulo, no Brasil e no mundo. Nossa meta é seguir com a missão de informar, formar, transformar e contribuir para que todos possam ter mais respeito e dignidade”, disse a jornalista Roseli Tardelli, diretora e fundadora da Agência Aids.

Roseli viveu de perto o drama da aids. Depois da morte do irmão, o tradutor Sérgio Tardelli, que havia sido infectado pelo HIV, ela ressignificou sua carreira e, em maio de 2003, fundou essa agência de notícias, especializada em divulgar informações sobre HIV/Aids, saúde e direitos humanos e orientar o trabalho da imprensa. “A Agência Aids tem várias contribuições neste tempo todo de existência. Considero importante destacar nossa busca constante por manter o assunto em pauta e a organização da informação sobre o tema, em um espaço de fácil acesso para todos e todas. Sou muito grata a todos os apoiadores que nos apoiaram para que cumpríssemos nosso papel de informar, ajudar em ações de prevenção e  transformar comportamentos e conceitos através da informação, um instrumento poderoso e eficaz”, afirmou Roseli.

Webinário propõe reflexões sobre a importância da comunicação na luta contra a aids

Idealizado por Roseli Tardelli, o Webinário tem a proposta de compartilhar estratégias de comunicação, com abordagem respeitosa e cidadã quando a pauta é aids e doenças correlatas.

A primeira roda de conversa será as 9h30 e traz o tema “HIV, a difícil tarefa de informar para transformar”, com a participação da professora Nair Brito, fundadora do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, do jornalista Aureliano Biancarelli, um dos primeiros profissionais a cobrir a pauta HIV no Brasil, e da psicóloga Juny Kraiczyk, da ONG ECOS, Comunicação e Sexualidade. A mediação ficará por conta do jornalista Alexandre Magno, especialista em Comunicação Estratégica.

Logo em seguida, às 11h30, a conversa será em torno do tema “Médicos e a Pandemia da Aids: como comunicar melhor o assunto prevenção ao HIV”, com a participação de especialistas renomados na luta contra a aids, como a Dra. Adele Benzaken, infectologista e diretora Médica do Programa Global da Aids Healthcare Foundation (AHF), o infectologista Dr. Ricardo Diaz, da Unifesp, e o Dr. Pedro Chequer, epidemiologista e ex-diretor do antigo Programa Nacional de Aids. Essa roda de conversa será mediada pelo jornalista Lucas Bonanno, mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

À tarde, vamos reunir um time de comunicadores da nova era digital no debate “Youtubers e HIV: comunicação moderna falando para todas as tribos”. Participam desta roda de conversa, às 14h, os ativistas Gabriel Comicholi, que revelou seu status sorológico positivo para o HIV na internet e hoje tem um canal no youtube com mais de 40 mil inscritos, a jornalista Marina Vergueiro, poetisa e ativista dos direitos das mulheres e antigordofobia, e o ator Drew Persí,  autor do livro VIDAS, no qual conta detalhes sobre viver com HIV. A mediação será da jornalista Carolina Trevisan, colunista de política e direitos humanos do portal UOL e comentarista de política no podcast Baixo Clero.

O último debate do dia, às 16h, vai trazer reflexões sobre “Gestão Pública e Comunicação: como informar melhor e chegar as populações vulneráveis ao HIV”. A jornalista Graça Cabral, executiva com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação, economia criativa e inovação, vai receber para esse bate-papo o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o Dr. Gerson Pereira, a médica sanitarista Maria Clara Gianna, coordenadora-adjunta do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo, e o sociólogo e pesquisador Alexandre Grangeiro, ex-diretor do antigo Programa Nacional de DST/Aids.

Saiba mais sobre os apoiadores

Senac São Paulo

Como uma instituição plenamente comprometida com a sociedade, o Senac São Paulo, por meio de sua ação educacional, enfatiza a importância do desenvolvimento social e procura implementar projetos que estimulem a inclusão e a cidadania. A Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo tem o compromisso de ampliar o investimento anual para viabilizar o acesso gratuito do público elegível a diversos cursos. Conheça as regras de elegibilidade. O Programa Senac de Aprendizagem prevê que os jovens dividam seu tempo entre o Senac e a empresa, de forma que possam vivenciar uma educação que integra a sala de aula e a vivência profissional. A iniciativa é responsável pela capacitação de milhares de pessoas todos os anos, e os egressos têm alto índice de empregabilidade. A instituição conta com uma política de benefícios que enfatiza o componente educacional no desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários. A preocupação com o meio ambiente também faz parte do cotidiano da instituição, que busca, por meio de projetos e atividades, conscientizar o público interno e externo das questões de sustentabilidade. Suas unidades são submetidas a um programa de certificação que compreende práticas de reciclagem e reutilização de materiais, uso racional de água e de energia elétrica e coleta seletiva.

GSK

A GlaxoSmithKline (GSK) é uma companhia farmacêutica multinacional britânica; empresa produtora de produtos biológicos, de saúde e vacinas, sediada em Londres, Reino Unido. É quarta maior empresa farmacêutica do mundo medida em 2009 por vendas de medicamentos de prescrição. A GSK tem um portfólio de produtos para as áreas das principais doenças, incluindo asma, câncer, HIV, controle de vírus, infecções, saúde mental, diabetes e problemas digestivos. Ela também tem uma grande divisão de saúde que produz e comercializa produtos e medicamentos nutricionais e de saúde bucal.

Janssen

A Janssen foi fundada em 1935, mas foi durante a liderança do médico Paul Janssen, filho do fundador, que a empresa cresceu, ao iniciar programas de pesquisa e desenvolvimento de produtos originais. Antes, segundo a Scielo, era uma “empresa relativamente bem-sucedida no plano comercial, mas que tinha poucas perspectivas de crescimento, sobretudo em outros mercados, uma vez que não sintetizava os medicamentos comercializados, não detinha patentes e não desenvolvia pesquisas farmacêuticas”. Atualmente ela é o braço farmacêutico da multinacional Johnson & Johnson. Em fevereiro de 2021, sua vacina contra covid-19 foi uma das 10 primeiras a serem liberadas no mundo para uso emergencial. A Janssen atua nestas áreas: Cardiovascular e Metabolismo, Imunologia, Doenças Infecciosas e Vacinas, Neurociências, Oncologia e Hipertensão Pulmonar.

Confira a programação a seguir:

09h15- Abertura Oficial – Roseli Tardelli, diretora e fundadora da Agência de Notícias da Aids

09h30 – “HIV, a difícil tarefa de informar para transformar”

Debatedores: Nair Brito (ativista), Aureliano Biancarelli (jornalista) e Juny Kraiczyk (psicóloga)

Mediação: Alexandre Magno (jornalista)

11h30 – “Médicos e a Pandemia da Aids: como comunicar melhor o assunto prevenção ao HIV”

Debatedores: Dra. Adele Benzaken (infectologista), Dr. Ricardo Diaz (Infectologista) e Dr. Pedro Chequer (epidemiologista) Mediação: Lucas Bonanno (jornalista)

 14h00 – “Youtubers e HIV: comunicação moderna falando para todas as tribos”.

Debatedores: Gabriel Comicholi (youtuber), Marina Vergueiro (poetisa e jornalista) e Drew Persí (ator)

Mediação: Carolina Trevisan (jornalista)

16h00 – “Gestão Pública e Comunicação: como informar melhor e chegar as populações vulneráveis ao HIV”

Debatedores: Dr. Gerson Pereira (Departamento de Aids), Dra. Maria Clara Gianna (Programa Estadual de IST/Aids de SP) e Alexandre Grangeiro (ex-diretor do antigo Programa Nacional de DST/Aids)

Mediação: Graça Cabral (jornalista)

Serviço:

Webinário “19 anos da Agência Aids: Informação e prevenção em toda parte para todas as tribos”

Dia – 21 de maio   Horário – 9h30 às 18h

Canal do Youtube da Agência Aids e Facebook

 

Dica de entrevista

Agência Aids

Tel.: (11) 3266-2107

 

 Redação da Agência de Notícias da Aids