Nos seus 19 anos de vida, a Agência de Notícias da Aids tem procurado informar e educar sobre HIV/aids e, além das notícias, acredita que a cultura é uma ferramenta poderosa para atingir esse objetivo.

Criar exposições foi um dos recursos utilizados para falar de arte contra aids, algumas vezes montadas na galeria do Condomínio Conjunto Nacional ou durante o Camarote Solidário e também de forma itinerante em universidades, eventos e em unidades do Sesc e do Senac SP.

Abaixo, relembre as principais exposições criadas e/ou produzidas em parceria pela Agência Aids.

AS NOTÍCIAS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DA AIDS

Criada em 2005 pela jornalista Roseli Tardelli, diretora da Agência Aids, e trabalho de pesquisa feito pela jornalista Jeanne de Castro, a exposição é uma parceria da Agência de Notícias da Aids com o jornal O Estado de S. Paulo, a exposição destaca reportagens que, de alguma forma mudaram conceitos, caminhos e a convivência com a pandemia nos anos 80, 90 e atualmente. Ao todo, 50 notícias retratam os principais momentos da trajetória da aids nos diferentes meios de comunicação nas duas últimas décadas.

“As Notícias que fizeram a História da Aids” traz manchetes, textos, capas de revistas e fotos da cronologia da Aids no campo científico, no ativismo e a construção da resposta brasileira à doença. Os primeiros casos de aids noticiados em 1981, a disputa dos cientistas americanos e franceses para obter direitos da descoberta do vírus, as previsões apocalípticas sobre o crescimento do HIV, as afirmações que a aids se tornaria uma epidemia mundial, a chegada dos primeiros medicamentos, e posteriormente o uso de coquetéis.

Sua abertura foi na galeria do Condomínio Conjunto Nacional e, posteriormente, também já foi exibida nos Centros Universitários do Senac em Sto. Amaro, Águas de São Pedro, Campos do Jordão, entre outros locais.

 

BRASIL-MOÇAMBIQUE: AS NOTÍCIAS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DA AIDS

A exposição ‘Brasil – Moçambique: as notícias que fizeram a história da aids’, que reúne 15 das principais notícias sobre a história da doença publicadas em jornais e revistas de Moçambique e do Brasil, surgiu a partir da exposição “As Notícias que fizeram a História da Aids, que foi ampliada contemplando as principais notícias que a mídia moçambicana publicou sobre o assunto e aconteceu primeiramente em Maputo, em 2007. O jornalista Lucas Bonanno foi o responsável pela pesquisa no país africano. Posteriormente, foi exibida também no Conjunto Nacional.

I FESTIVAL DE HUMOR EM DST/AIDS

Idealizada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, produção executiva da Agência de Notícias da Aids, a exposição foi aberta em 2010 no Conjunto Nacional e reproduz 20 trabalhos selecionados entre os mil enviados por artistas de 50 países. As charges buscam incentivar o uso de preservativo, o não compartilhamento de agulhas e seringas, a visita regular ao médico e a realização do exame anti-HIV.

A percepção de artistas sobre a DST/HIV/Aids – um mosaico colorido e espontâneo das diferentes culturas do mundo – atua nesse espaço instigante do humor e traz, sem dúvida, um rico resultado a ser trabalhado nas mais variadas formas de comunicação e educação. O principal objetivo é fixar a ideia de que a saúde é coisa séria, mesmo quando o instrumento é uma abordagem criativa, onde o riso é a estratégia para discutir importantes temas como Prevenção, Tratamento e Direitos Humanos.

Trazida para São Paulo pela Agência Aids, a exposição itinerou por diversos locais como o Conjunto Nacional, unidades do Sesc, escolas e também em plena Avenida Paulista, entre outros.

AIDS: AS MELHORES NOTÍCIAS DA DÉCADA

Em maio de 2013, a Agência de Notícias da Aids comemorou dez anos de existência, um período em que acompanhou de perto e informou os mais diversos públicos (jornalistas, ativistas, pessoas vivendo com o HIV, profissionais de saúde, etc.) sobre os acontecimentos a respeito da pandemia e assuntos correlatos.

Para marcar a data, foi criada a exposição “Aids:  As Melhores Notícias da Década”, com concepção da editora executiva da Agência, Roseli Tardelli, e curadoria do jornalista Lucas Bonanno. São dez reportagens que trazem temas positivos sobre a Aids, tais como o aumento do acesso ao tratamento, desenvolvimento de novas terapias, os progressos contra a discriminação de soropositivos, entre outros.

A exposição foi aberta no dia 20 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, depois da Sessão Solene onde o trabalho desenvolvido pelo site jornalístico foi homenageado, assim como jornalistas, parceiros e apoiadores. Depois desse primeiro período de exibição, a exposição foi montada no saguão do Condomínio Conjunto Nacional, na TV Bandeirantes, TV Cultura, TV Record, CRT DST/AIDS SP, SAE Campos Elíseos, FIAM e 19 campi das faculdades Anhanguera. Em março de 2014, as notícias ficaram expostas na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, onde também foi realizado um debate sobre aids e, em abril, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam) e na Faculdade de Medicina Pública.

LÁ EM CASA

Trata-se de 10 banners explicativos sobre o centro de reabilitação física e de convivência para pessoas carentes vivendo com HIV/aids. Batizado de Lá Em Casa – Saúde, Arte, Bem-Estar e Cidadania, o projeto tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos soropositivos. A exposição integrou o leque de atividades da Semana da Diversidade, que a Agência de Notícias da Aids produziu junto com o Conjunto Nacional, incluindo o Camarote Solidário.

O projeto, idealizado por Roseli Tardelli, editora executiva desta agência, abriu as portas em 25 de abril de 2015 na casa onde a jornalista Roseli passou a infância com o irmão Sérgio Tardelli, morto em consequência da aids em 1994, e os pais, Antônio Tardelli e Idalina Ferreira Tardelli, também mortos.

 

 

MINHA HISTÓRIA COM AIDS

Em 2017, a Agência de Notícias da Aids publicou uma série de reportagens intitulada “Minha História Com Aids” com o objetivo de compartilhar histórias de pessoas que vivem com HIV/aids e que lidam com o tema diariamente, seja porque precisam tomar seus comprimidos diários ou porque estão engajados a acabar com estigma, desinformação e preconceito. O objetivo era mostrar a trajetória daqueles que ultrapassaram as barreiras da infecção, daqueles que ainda estão tentando se superar, daqueles que encontraram propósito de vida enfrentando essa luta. Dessa série, surgiu a exposição do mesmo nome, que foi exibida na Feira da Primavera, realizada pela Agência Aids no Parque Bruno Covas.

 

CARTUNS DA DIVERSIDADE

Convidamos alguns dos melhores e mais conceituados cartunistas brasileiros para criar cartuns tendo como base o tema Diversidade. De forma crítica e bem humorada, Laerte, Angeli, André Dahmer, Paulo Caruso, Cynthia Bonacossa e Daniel Lafayette aceitaram o desafio.

Os resultados da criatividade e irreverência de cada um deles gerou a exposição Cartuns da Diversidade. A ideia e produção da exposição são de Mauricio Barreira, coordenador de eventos da Agência Aids.

A exposição teve sua abertura na 17ª edição do Camarote Solidário, realizado no Parque Bruno Covas em 2019.

Agência Aids comemora 19 anos com Webinário sobre Comunicação e Aids

Agência Aids, 19 anos: Mais de 20 toneladas de alimentos foram arrecadadas e dezenas de ONGs contempladas com o Camarote Solidário

Agência Aids, 19 anos: Médicos falam sobre a importância do projeto no enfrentamento à pandemia

 

Redação da Agência de Notícias da Aids