No Dia Mundial de Combate à Aids órgãos públicos, ONGs e empresas se mobilizam para realizar ações de conscientização, prevenção e luta contra estigma e preconceito em relação ao HIV. No ano de 2020, em meio à pandemia do coronavírus, muitas iniciativas acontecerão em formato online permitindo, assim, que mais pessoas participem, independente da região onde vivem. Mas o trabalho presencial também continua.

O Dezembro Vermelho surgiu em 1987, quando a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.
 
Veja algumas das principais iniciativas quem as ONGs estão organizando para impactar mais pessoas nessa data.

 

Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro

 

À partir das 14h na Praça da Cinelândia, o Grupo Pela Vidda fará um Ato simbólico para fortalecer a luta contra o HIV e Aids. “Passados quase 40 anos da epidemia no Brasil ainda morrem mais de 12 mil pessoas em decorrência da Aids, novos casos continuam sendo registrados entre os mais vulneráveis e desassistidos socialmente”, defende a entidade.

O Grupo levará faixas e o laço vermelho que simboliza a luta contra o vírus para as escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Além disso, háverá distribuição de Kit lanche para a população em situação de rua, máscaras de proteção individual e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Covid-19. Também haverá testagem rápida com fluido oral e distribuição de autoteste do HIV.

Do dia 01 ao 04 de dezembro a insituição também promove uma programação online com Lives temáticas às 19h no facebook. Veja a programação:

01/12 às 19h: “Histórico do ativismo de HIV/Aids e atual realidade com a COVID-19” Marcio Villard/GPV-RJ e a Marcia Rachid/Infectologista e co-fundadora do GPV-RJ
02/12 às 19h: “Interseccionalidades no contexto do HIV/Aids” Maria Eduarda/GPV-RJ, Jaqueline de Jesus IFRJ/Belford Roxo, Salvador Campos Corrêa/Caminhos PositHIVos
03/12 às 19h: “ Conjuntura política atual de HIV/ Aids, cuidados e direitos das PVHA” Marcio Villard/GPV-RJ e Veriano Terto Junior/ABIA

04/12 às 19h: “Juventude, preconceito e estigma ao HIV” Maria Eduarda/GPV-RJ , Ana Luísa/Projeto Se Liga, João Victor Pires / Graduando em Pedagogia, Walter Sabino / Ativista

Também será possível adquirir o livro Sentença de Vida de Marcia Rachid no site da Editora com 20% de desconto, usando o cupom PELAVIDDA.. Clique aqui para adquirir o livro. 

Para doar ao Grupo Pela Vidda-RJ:

Banco Bradesco Agência: 0468 C/C: 165.355-5 CNPJ: 35798651/0001-53

 

Performance Unção das Positivas 

A artista Pepê Poeta Marginal fará uma performance, na cidade de São Luís do Maranhão, vai abordar questões como indetectabilidade. Vou me banhar com tinta para remeter ao sangue das pessoas positivas e usar antirretrovirais para abordar a adesão. Além disso, Pepê, que também é poeta e Mc, fará um poema na hora da performance.

Segundo a artista, “a política nacional de luta e enfrentamento de combate ao HIV/aids segue o caminho de uma necropolítica. A performance tem como intuito de mexer na ferida do sistema que escancara sua sorofobia contra corpos positHIVos, a ‘linda ‘ imaginação de que adesão é simplesmente o uso de antiretrovirais faz com que corpos posithivos sejam fadados somente a isso.”

“O discurso utilizado por alguns ativistas, farmacêuticas e agentes de saúde para culpabilizar a população jovem pelas novas infecções nos trás um pensamento arcaico e que deixa de lado recortes sociais necessários para esse debate. O primeiro de dezembro chegou e os corpos positHIVos vão ser lembrados e no dia seguinte esquecidos pelo sistema”, defende Pepê.

Para acompanhar o trabalho da artista, acesse o instagram clicando aqui. 

 

 

Instituto Cultural Barong

 

A tradicional van de testagem do Instituto Cultural Barong marcará presença no Largo do Arouche, em São Paulo. A ONG criada em 1996, percorre a cidade com o objetivo de promover a educação e a saúde sexual e reprodutiva entre a população.

Conhecida pela itinerância, buscando estar “presente onde a vida acontece”, além do serviço de testagem, seus profissionais buscam dialogar sobre o universo da sexualidade, da saúde do homem, do uso abusivo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, do HIV/Aids, de Doenças Sexualmente Transmissíveis, da Hepatite e da Tuberculose com a população em geral. Confira a programação para o dezembro vermelho.

27/11 – sexta-feira, das 14h às 20h, no Largo do Arouche
01/12 – terça-feira, das 14h às 20h, no Largo do Arouche
03/12 – quinta-feira, das 13h às 17h – Santo André

Para conhecer o trabalho do Instituto Cultural Barong clique aqui. 

 

 

Redação da Agência de Notícias da Aids