Os suíços poderão comprar nas farmácias de todo o país, a partir dessa terça-feira, testes para saber se estão infectados com o vírus HIV, um exame até agora praticado somente por um médico ou em um hospital.

O Governo Federal suíço disse em comunicado que, com um acesso mais simplificado aos exames do HIV, espera motivar mais pessoas a proteger sua própria saúde.

O Escritório Federal de Saúde Pública lembrou que nem todas as pessoas com HIV sabem que foram infectadas.

Segundo este departamento, a experiência em outros países fez com que as autoridades suíças dessem o passo ao ficar provado que os testes caseiros chegarão às pessoas que, de outro modo, não teriam acesso aos exames.

A Agência Federal de Controle de Remédios Swissmedic aprovou a venda de testes de HIV para uso próprio, sempre que cumprirem com os requisitos legais.

O teste deve conter o selo CE em sua embalagem, incluir o prospecto e estar acompanhado de uma declaração.

Todas as pessoas que testarem positivo serão orientadas a ligar para um médico assim que for possível para confirmar o resultado com um teste profissional.

O teste poderá ser adquirido em farmácias, drogarias e também através da internet, embora o escritório de saúde pública e Swissmedic recomendam as primeiras opções, já que permitem um atendimento personalizado e minimizam o risco de adquirir um teste falsificado.

Fonte: UOL