O Senac e a Agência de Notícias da Aids realizarão uma série de rodas de conversas sobre prevenção antes do Carnaval de 2020. Os eventos acontecerão a partir do dessa sexta-feira (14) e vão até o dia 20 de fevereiro. As unidades do Senac receberão informações sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e sexualidade. As unidades da Lapa Tito e de São Miguel Paulista também receberão rodas de samba.

“Promover a conscientização e reflexão sobre o papel e a vida em sociedade são a chave para uma vida digna a todos”, disse o gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo, Juliano Calderero.

“Muito importante que o Senac e outras instituições de ensino, abram espaço para conversarmos sobre prevenção e sexualidade. O diálogo e a informação constroem possibilidades e acabam com preconceitos” disse Roseli Tardelli, diretora da Agência de Notícias da Aids e curadora das rodas de conversa.

 

Regiane Garcia Rodrigues

Psicóloga (Universidade Metodista de São Paulo – 1994), com especialização em sexualidade (SBRASH – 2002, especialização em psicodrama (IBP – 1997) e Licenciatura em história (Instituto Claretiano – 2013). Atua na área social com o Instituto Social Barong, organização não governamental que trabalha com prevenção às IST/HIV/aids e saúde sexual e reprodutiva.Atua também na área educacional, em rede particular de ensino e na área clínica (Psiquiatria e Urologia).

 

Drew Persi

Nascido em São José dos Campos-SP e criado em Santa Rita do Sapucaí no sul de Minas Gerais, Andrew Persi é ator, diretor e produtor há 17 anos. Participou de mais de 40 espetáculos, média metragem, comerciais e participações em programas de TV. Drew vive com o vírus HIV. Atua com grandes e importantes empresas, levando o teatro empresarial, teatro escola e espetáculos em geral, viajando por todo o Brasil.

 

Filomena Salemme

Graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, Master em jornalismo pelo IICS-Instituto Internacional de Ciências Sociais, e mestrado pela Faculdade Cásper Líbero. Trabalhou nas principais emissoras de rádio de São Paulo – sendo que deixou sua marca em mais de quinze anos de atuação na Rádio Eldorado/Estadão, emissora do Grupo Estado.

 

 

Lorena Silvana Cascallana

Mestranda em psicologia social e comportamental com ênfase em Diversidade e HIV e professora assistente em graduação de Psicologia na PUC. É diretora teatral especializada em intervenções de rua, criou e dirigiu várias intervenções culturais em Buenos Aires, sua cidade de origem. Coordenadora psicológica do grupo de estagiárias do projeto “Lá em Casa”, centro de reabilitação física e de convivência para pessoas vivendo com HIV/aids, para tratar a lipodistrofia, síndrome que provoca nos soropositivos a má distribuição da gordura corporal.

 

 

 

Welton Gabriel

Ativista e educador no Barong, ONG que trabalha com prevenção. Welton descobriu seu status sorológico aos 24 anos. No emaranhado de informações desencontradas de internet, Welton conheceu uma inspiração. Um ativista soropositivo e, depois de todo aprendizado que incluiu a diferença entra HIV e aids e as taxas dos indetectáveis, Welton estava pronto para encarar o próximos passos.

 

 

 

Grupo Núbia Maciel e as Divinas

Mais de 15 anos atrás, ela fundou o Samba de Rainha. Formado por mulheres, o longevo grupo é uma revolução permanente. Trabalhando em uma reformulação constante do seu repertório e formato de show, a banda foi se adaptando e se atualizando sem esquecer de honrar as raízes do gênero.

 

 

Grupo Resenha de Crioulas

Projeto idealizado pela musicista Jéssica Souza que junto às amigas e também musicistas Priscila Fabiano e Luana Souza colocaram em prática a ideia de uma Roda de Samba formada por musicistas do Samba Paulista.

 

Confira a programação completa:

 

Senac São Miguel Paulista
Roda de Conversa com a participação de Drew Persi, e roda de samba com o Grupo Resenha de Crioulas. Mediação Roseli Tardelli.
Data: 14/2/2020, das 14h às 15h30

Senac Lapa Tito
Roda de Conversa com a participação de Drew Persi, Regiane Garcia Rodrigues e roda de samba com o Grupo Núbia Maciel e as Divinas.
18/2/2020, das 10h00 às 11h30

Senac Araraquara
Roda de Conversa com a participação de Welton Gabriel e Lorena Cascallana. Mediação: Filomena Salemme.
19/02/2020, das 14 às 15h30

Senac Registro
Roda de Conversa com a participação de Welton Gabriel e Lorena Cascallana. Mediação: Filomena Salemme.

20/02/2020, das 14 às 15h30

Senac Guaratinguetá
Roda de Conversa com a participação de Drew Persi e Regiane Garcia Rodrigues. Mediação Roseli Tardelli.

20/2/2020, das 20h30 às 22h00

 

Redação da Agência de Notícias da Aids