O lançamento do IV Relatório UNAIDS-CPLP “Epidemia da HIV nos Países de Língua Oficial Portuguesa”  realizou-se no dia 5 de abril, na Fiocruz-Brasília, no âmbito da II Reunião Conjunta das Redes de Investigação e Desenvolvimento em Saúde da Comunidade Países Língua Portuguesa (RIDES-CPLP).

A cerimónia de lançamento da quarta edição deste relatório contemplou intervenções de Manuel Clarote Lapão, Diretor de cooperação da CPLP, em representação da Secretária Executiva da CPLP, de Cleiton Euzébio, Assessor para a Mobilização Social e Trabalho em Rede, do UNAIDS, em representação do diretor do escritório no Brasil do UNAIDS, de Pedro Chequer, Consultor e responsável pela compilação do relatório, e de Gerson Mendes Pereira, Coordenador da RIDES HIV-Aids da CPLP, do Ministério da Saúde do Brasil.

A CPLP, por intermédio dos Estados-membros, e o Programa Conjunto sobre o HIV/Aids da ONU (UNAIDS), em atividade coordenada com suas agências copatrocinadoras, têm desenvolvido ações, alianças e parcerias para alcançar objectivos partilhados.

No campo da prevenção, constata-se “a necessidade de se integrarem as diversas áreas programáticas, com vistas a permitir uma abordagem permanente e holística, permeando todas as ações de saúde desenvolvidas. Na área de tratamento, continuamos a busca incessante pela cobertura universal, objetivando a detecção precoce da infecção, o início imediato da terapia e adesão aos medicamentos, para lograrmos integralmente a eficácia terapêutica e a drástica redução da transmissão”, observam a Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e o Diretor do UNAIDS, Michel Sidibé.

No campo dos Direitos Humanos, “apesar dos avanços alcançados na grande maioria dos países, ainda temos um longo caminho a percorrer, com vistas a equidade de gênero, ao respeito a diversidade e a não discriminação das pessoas que vivem com o HIV”, diz a apresentação conjunta, rubricada por estes dois responsáveis.

Para acessar o relatório, clique aqui.

Fonte: CPLP