Os questionários do estudo denominado “Índice de Estigma em Relação às Pessoas Vivendo com HIV” já começaram a ser aplicados no Brasil. A pesquisa tem o objetivo de documentar a extensão do estigma e da discriminação vividos por pessoas que vivem com HIV no Brasil.

O Projeto foi desenvolvido pela Unaids, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com a ONG Gestos, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e com as redes nacionais de pessoas vivendo com HIV: Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+Brasil), Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids e o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas.

Segundo o Unaids, o questionário foi desenhado de modo a apreender o grau e as formas que assumem o estigma e a discriminação enfrentados por pessoas vivendo com HIV/aids em contextos diversos no mundo todo.

Para tanto as questões abordarão relações familiares, no local de trabalho e nos serviços de saúde. Há também um bloco de perguntas que avaliam questões relacionadas a “autoestigma” ou “autopreconceito” e, a partir daí, como essas vivências as atingiram, impactando no seu cotidiano; como elas se sentiram na ocasião em que sofreram discriminação e o reflexo na atualidade da vida destas pessoas, que pode ter redundado em introjeção destas vivências.

As informações obtidas serão comparadas à situação de pessoas vivendo com HIV das cidades brasileiras entre si  e com outros  países.

Possibilidade de avanços 

O painel obtido possibilitará amparar a discussão deste importante tema que é a discriminação, fator indicado como sendo o maior dificultador de acesso a testagem e tratamento de pessoas que vivem com o vírus na atualidade.

Para Cleiton Euzébio, diretor do Unaids Brasil, “a intenção das organizações participantes é tornar o Índice amplamente disponível, de modo que possa ser utilizado como um instrumento local, nacional e global de resposta pela melhoria dos direitos das pessoas vivendo com HIV/aids.”

A aplicação dos questionários tem objetivo de alcançar mais de 2 mil pessoas. Fazem parte do estudo as cidades de Manaus, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro , Porto alegre e Brasília. Cleiton também explica que para a seleção dos voluntários que vão realizar as entrevistas, procurou-se aqueles que tem alguma visibilidade pública, e pessoas que tem certa liderança no meio para que se possa colocar em prática a ideia de que o projeto aconteça entre pares.

Pela primeira vez, o Brasil terá uma evidência fundamentada sobre estigma e discriminação a partir da perspectiva das pessoas que vivem com HIV.

Este dado é relevante para fomentar as discussões políticas e programáticas que promovam a Agenda para Zero Discriminação nos Serviços de Saúde.

Tais princípios  contribuem para quebrar as barreiras que, até os dias atuais, impedem ou afastam as pessoas destes ambientes e de cuidados capazes de salvar vidas.

Ao conhecermos o grau de estigma e discriminação presente em nossa sociedade, teremos ferramentas concretas para mudar procedimentos, criar padrões mínimos e incentivar práticas bem-sucedidas nas áreas de acolhimento, cuidados e serviços de saúde, abrindo caminho para o cumprimento de metas importantes na resposta ao HIV e no respeito aos direitos humanos, entre elas a de acabar com a epidemia de aids até 2030.

Essa metodologia já foi aplicada em mais de 100 países e contou com a participação de mais de 100 mil pessoas desde a sua criação, em 2008, incluindo países com Senegal, Camarões e Uganda.

A expectativa é de que os dados estejam compilados e as análises iniciais sejam publicadas no início do segundo semestre deste ano.

 

Para mais informações

 

Micaela Cyrino, ativista em São Paulo

Telefone: (11) 98718 4421

E-mail: micaelacyrino@gmail.com

Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids

Telefone: (11) 9 8154 5583

E-mail: comunica@rnpvha.org.br

Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids

Facebook: www.facebook.com/RNAJVHA

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas

Telefone: (51) 98425 4702

Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids

Facebook: www.facebook.com/RNTTHP

 

Jéssica Paula (jessica@agenciaaids.com.br)