Nos próximos dias 21 e 22 de setembro, a Agência de Notícias da Aids em parceria com o Instituto Cultural Barong e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo realizará, pela primeira vez, no Parque Prefeito Mário Covas, a “Feira da Primavera: Saúde, Prevenção e Arte em Toda Parte!”. O objetivo é promover ações de conscientização sobre hepatite C, HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de incentivar a prevenção e a promoção da saúde.

“A Primavera é a estação onde as flores se renovam, a cidade fica mais bonita. Nossa intenção com esta ação é despertar o olhar das pessoas para o cuidado com saúde e prevenção”, explica a jornalista Roseli Tardelli, idealizadora do projeto.

“A Secretaria recebe o evento com muita satisfação. Apoiamos a iniciativa de conscientização que vai trazer para a cidade testes gratuitos de HIV e hepatite C”, diz Eduardo de Castro, Secretário do Verde e do Meio Ambiente.

A AHF Brasil também é parceira do evento. “Sempre apoiamos ações que convirjam para a promoção da saúde, prevenção e cidadania em diferentes locais no mundo. Estamos juntos na construção deste novo espaço onde o respeito à diversidade e saúde estejam presentes”, afirma o diretor da ONG, Beto de Jesus.

A Feira da Primavera, Saúde, Prevenção e Arte em Toda Parte conta com apoio das Secretarias Municipal do Verde e Meio Ambiente, da Saúde, da farmacêutica Gilead Sciences, da ONG Aids Healthcare Foundation, do Centro de Referência e Treinamento), Instituto Cultural Barong e da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite.

Confira a programação:

Exposições

Minha História com Aids: Histórias reais de quem vive com HIV/aids no Brasil e enfrenta todas as dificuldades causadas pelo vírus, como preconceito, discriminação, dificuldades de aceitar o diagnóstico e tomar remédios, entre outros.

Minha Superação à Hepatite C: São relatos de pessoas que lutaram incansavelmente por direitos e foram beneficiadas pelas novas medicações que possibilitam a cura da doença.

Feira Artesões e Saúde

Trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) irão expor seus artesanatos confeccionados nas oficinas de desenvolvimento de saúde mental. Serão seis bancas espalhadas pelo parque.

Conversulta

De uma maneira geral, as pessoas têm pouco tempo para conversar com seu médico sobre saúde integral. Pensando nisso, o evento vai oferecer a dinâmica Conversulta, uma roda de conversa com o médico sanitarista Carué Contreiras para debater patologias e tirar dúvidas  sobre prevenção e cuidados.

Tons da Primavera – Shows com Artistas de Rua

Durante a tarde, nos dois dias de evento, teremos shows com músicos que se apresentam nas ruas de São Paulo.

Tim Maia In Concert

(21 e 22/09 – às 14h)

Dono de uma voz privilegiada, o cantor Jonathan Oliveira percorre a cidade cantando os sucessos de Tim Maia e outros artistas.

Théo Com Sétima

(21/09 – às 13h e 22/09 – às 15h)

A Banda Théo Com Sétima foi criada em dezembro de 2015, a partir da inciativa do saxofonista Danúbio Pantoja e apresenta repertório composto por soul/funk e jazz.

Banda Xupisco

(21/09 – às 12h)

Quem não é tão jovem certamente tem lembranças de, ao menos uma vez, ter visto uma charanga, seja tocando em um circo ou até mesmo anunciando promoção no açougue do bairro. A Banda Xupisco mantém viva a tradição das charangas, levando seus instrumentos de sopro diariamente para a Avenida Paulista.

Esquadrão das Drags

(22/09 – das 11 às 17hs)

Primeiro grupo de drag queens a atuar em ações de prevenção no Brasil, o Esquadrão tem o propósito de alertar a população a respeito de suas escolhas, riscos e vulnerabilidades nas relações sexuais. A ideia é reduzir, de maneira lúdica, o preconceito, a discriminação e os demais impactos sociais negativos das ISTs e do HIV/aids, tanto no âmbito do público LGBT quanto do público heterossexual.

Oficina de Origami

(21 e 22/09 – Das 11h às 17h)

A fim de mostrar um pouco da arte de dobrar papel, responsável por estimular o exercício intelectual e motor das pessoas, dois especialistas ensinarão a técnica aos usuários do parque presentes no evento. As oficinas serão ministradas pelo arquiteto Airton Yoshitaka Okumura e pelo artista Gildo de Souza Silva.

Testagem para hepatite C

(21/09 – Das 12h às 16h)

A equipe de voluntários da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite estará no parque, no próximo sábado, ofertando testagem rápida para detecção da hepatite C e tirando dúvidas acerca da doença. A Associação oferece assistência gratuita às pessoas diagnosticadas com hepatites. Acesse aqui. 

Testagem para HIV e outras ISTs

(22/09 – Das 12h às 16h)

No domingo, a equipe do Instituto Cultural Barong vai estacionar sua van-consultório no parque para ofertar testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes são gratuitos com resultados em até 20 minutos. Os técnicos da instituição também poderão tirar dúvidas sobre saúde sexual e reprodutiva, sexo seguro, entre outros. Acesse aqui. 

 

Dica de Entrevista

Agência de Notícias da Aids

Tel. (11) 3287-6933