Pacientes do Centro de Referência DST/Aids de Campinas (SP) estão enfrentando problemas para receberem a aplicação de vacinas na unidade. Isso porque a geladeira que armazena as doses está quebrada. A produção da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no local e constatou o problema.

Ao produtor, um funcionário explicou que a aplicação de vacinas não estava sendo realizada na unidade, apenas nos postos de saúde. Questionado sobre o porquê as vacinas não estavam sendo aplicadas, o funcionário informou que o prédio não possui mais geladeira pois o equipamento quebrou.

Uma outra funcionária disse que a expectativa é de que o problema seja resolvido até maio, período que me a procura pelas vacinas de gripe aumenta. Segundo ela, a geladeira quebrou em julho de 2018.

“Nosso índice de vacinação aqui é altíssimo na época da gripe. A gente faz fila aqui de manhã gigante e à tarde também”, explicou.
A funcionária chegou a mostrar a situação do equipamento ao produtor e explicou que as geladeiras precisam seguir um padrão com o mostrador de temperatura e outras especificações da vigilância sanitária, que ao constatar o problema, retirou as vacinas da unidade.

“Tem um controle de temperatura, entendeu? A gente tem que anotar diariamente de manhã e a tarde. Ela fica ligada, mas não atinge a temperatura”, relatou.

O que diz a Prefeitura?

A Prefeitura informou que a geladeira está quebrada desde dezembro, e não desde julho como informou a funcionária. Afirmou ainda que o conserto deve ser feito ainda esta semana e que desde que o problema começou os pacientes foram encaminhados para os centros de saúde ou para o centro de referência para imunobiológicos especiais da Unicamp.

Fonte: EPTV