O Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo comunicou nessa terça-feira (11), o falecimento do Professor Vicente Amato Neto. Ele se graduou pela Faculdade de Medicina da USP em 1951 e foi o primeiro médico residente da especialidade moléstias infecciosas e parasitárias no Brasil e trabalhou como Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, entre 1992 e 1993.

Dedicou sua vida profissional às doenças infecciosas e parasitárias e à medicina tropical, envolvendo-se em atividades de pesquisa, de ensino em todos os níveis da formação médico-científica e de extensão universitária. Como chefe da Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas de São Paulo de 1976 a 1997, esteve à frente da formação de diversos médicos especialistas, hoje líderes em serviços médicos e acadêmicos em várias regiões do país. Sua produção intelectual na área tem como destaques a caracterização da forma aguda e da transmissão transfusional da Doença de Chagas, a caracterização clínica da toxoplasmose adquirida, aspectos diagnósticos e terapêuticos das enteroparasitoses e as imunizações.

Professor Vicente também foi autor de 348 artigos científicos, 22 cartas e 6 livros didáticos. Esteve à frente do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo como Diretor entre 1985 e 1988. Foi responsável pela instalação e ampliação de serviços de atenção à saúde na área de especialidade das doenças infecciosas e parasitárias em várias instituições públicas paulistas, tais como o Hospital do Servidor Público Estadual de SP, o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Foi sócio fundador e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Sociedade Brasileira de Imunizações. Professor Amato deixa esposa, Sra. Miriam Sabbaga Amato, os filhos Vicente e Valdir, este último Professor Associado do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP, nora Patrícia e o neto Vicentinho.

O velório acontece amanhã (13) das 10h às 14h, no Teatro da FMUSP, na Av. Dr. Arnaldo, 455. O sepultamento será no Cemitério do Araçána Av. Dr. Arnaldo, 666