Para prevenir que infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV e sífilis se alastrem durante as festas de carnaval, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) aumentou a cota de preservativos em fevereiro. São mais de 70 mil camisinhas disponíveis, que também ajudam a prevenir a gravidez indesejada.

Entre os preservativos também são entregues lubrificantes. A ação abrange todos os 16 municípios do Amapá. Um bloco chamado “Bloco da Responsa”, da SVS, estará presente no maior bloco de rua do estado, A Banda, que sai na Terça-feira de Carnaval, no dia 25 de fevereiro, em Macapá.

De acordo com Ivon Cardoso, gerente do Núcleo de Prevenção às ISTs, da SVS, a disponibilidade maior vai dar a possibilidade de toda a comunidade acessar os insumos, durante as festas de carnaval.

“Em alguns locais já disponibilizamos dispensadores de preservativos, que estarão também no meio da festa, à disposição. É importante que se tenha uma relação sexual segura e com proteção. O momento do carnaval também é um momento para a gente se cuidar”, explicou.

Durante o ano, a SVS realiza educação sexual com a juventude nas escolas, sobre sexualidade e conscientização. Em 2019, mais de 1,5 milhão de preservativos foram distribuídos no estado.

Fonte: G1