Adolescentes e jovens do Senac São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, participaram nessa sexta-feira (14), de uma roda de conversa sem tabu sobre saúde sexual, ISTs e autocuidado. A atividade faz parte de uma série de ações de prevenção que o Senac São Paulo e Agência Aids prepararam para alertar os foliões antes do Carnaval.

Com mediação da jornalista Roseli Tardelli, diretora desta Agência, a unidade recebeu para o primeiro bate-papo a psicóloga e sexóloga Regiane Garcia e o ator Drew Persi. Regiane falou sobre orientação sexual, testagem e contou que hoje existe um leque de possibilidades de prevenção ao HIV, a chamada prevenção combinada. A especialista aproveitou ainda para reforçar a mensagem sobre a importância do uso do preservativo. “Temos no SUS camisinhas feminina e masculina. O preservativo feminino é indicado principalmente quando o parceiro não quer usar.”

“ Para onde virar seu pescoço, quando estiver no recreio e passar uma ou um colega e lhe chamar atenção, é para onde você sente seu desejo e intenção de paquera”, comentou a psicóloga.

Drew trouxe para a conversa sua experiência na luta contra a aids. Ele descobriu, em 2013, que vive com HIV. “Fiz o exame depois de um procedimento no dentista. Apesar de ter me exposto ao HIV algumas vezes ao longo da vida, nunca quis fazer o exame. Namorei muito, transei sem camisinha, mas não tive nenhum sintoma. Quando recebi a confirmação, meu mundo desabou. É claro que contive o susto na frente da médica, ela até quis me dar um abraço e não aceitei, mas a verdade é que sai do consultório perdido, sem informações, acreditava que aquele resultado era uma sentença de morte.”

Como muitas pessoas, Drew viveu seus primeiros cinco anos de HIV no anonimato. Sua família, por exemplo, só soube em janeiro de 2019. “Comecei a perceber que o HIV era parte da minha vida, não podia mais esconder. Me senti sufocado. Em 14 de janeiro do ano passado, no dia do meu aniversário, fiz um textão e mandei nos grupos do whatsapp da família e amigos. Foi um momento de renascimento. Também fiz um vídeo e postei no meu canal no youtube, foi libertador. As pessoas me acolheram.”

Roseli Tardelli, curadora do projeto, explicou que “ uma pessoa que se infectou com o HIV, é uma pessoa que vive com  HIV. É assim que a gente se refere. Está errado chamar a pessoa de “ aidética” como o presidente falou e muita gente fala. A pessoa não é só um vírus. É muito mais que isso. Ela vive com um vírus como um monte de gente vive com alguma patologia.”

Depois de ouvir as dicas de Regiane e a história de Drew, os jovens puderam fazer perguntas. Uma delas foi sobre o desafio que viver com HIV. Outros adolescentes questionaram a qualidade do preservativo distribuído no SUS. Eles também quiseram saber mais sobre PrEP e PEP. “Uma pessoa que vive com o vírus, quando tem relação sexual com outra que também vive, transmite o vírus de novo?”, “Um amigo falou que se a gente comer muito abacaxi o esperma da gente fica mais doce, é verdade?”, “Usar algum tipo de droga interfere na relação sexual?” Nenhuma pergunta ficou sem resposta.

Drew disse que vive normalmente, o único detalhe é tomar remédios todos os dias. Já Regiane assegurou que o preservativo do SUS é tão bom quanto os vendidos em farmácias, a única diferença são as texturas e os sabores. Sobre as profilaxias, Regiane explicou que estão disponíveis no SUS. “A PEP é uma profilaxia de emergência, se a pessoa transou e não usou preservativo, ela pode ir a um serviço de saúde, em até 72 horas depois da relação sexual, e começar a tomar os medicamentos que poderão evitar a infecção pelo HIV. A PrEP está no SUS, mas é disponível apenas para populações prioritárias na luta contra a aids, como os homens que fazem sexo com homens.”

A conversa durou aproximadamente duas horas e terminou em samba. O Grupo Resenha de Criolas cantou sucessos como ‘Conselho’ e ‘Vou Festejar’.

Confira algumas fotos a seguir:

Drew também explicou que uma pessoa com seis meses de tratamento fica indetectável e não transmite o vírus

Regiane Garcia esclareceu dúvidas e trouxe muitas informações

Alunos perguntaram e participaram

Ligados na conversa

Mandala da Prevenção adotada no Brasil

Oficina de sexo seguro

Gerente da unidade, Sérgio Silva dá as boas vindas para Regiane e Drew

Resenha de Criola

Alunos curtiram a roda de samba com o grupo Resenha do Samba

A próxima unidade a receber o bate-papo será o Lapa Tito, na terça-feira (18). Confira a programação completa:

Senac Lapa Tito

Roda de Conversa com a participação de Drew Persi, Regiane Garcia Rodrigues e roda de samba com o Grupo Núbia Maciel e as Divinas.

18/2/2020, das 10h00 às 11h30

Senac Araraquara

Roda de Conversa com a participação de Welton Gabriel e Lorena Cascallana. Mediação: Filomena Salemme.

19/02/2020, das 14 às 15h30

Senac Registro

Roda de Conversa com a participação de Welton Gabriel e Lorena Cascallana. Mediação: Filomena Salemme.

20/02/2020, das 14 às 15h30

Senac Guaratinguetá

Roda de Conversa com a participação de Drew Persi e Regiane Garcia Rodrigues. Mediação Roseli Tardelli.

20/2/2020, das 20h30 às 22h00

 

Redação da Agência de Notícias da Aids