23/07/2019 - 17h13
IAS 2019: Brasil pretende mudar protocolo e permitir que mulheres com possibilidade de engravidar tomem dolutegravir

A segurança do medicamento dolutegravir durante a gravidez, tem sido uma das questões mais debatidas por cientistas desde a 22ª Conferência Internacional de Aids (Aids 2018), em Amsterdam, onde dados do estudo Tsepamo em Botsuana sugeriram que o uso de dolutegravir no início da gravidez pode estar ligado problemas do tubo neural, e problemas congênitos sérios no cérebro e na coluna do bebê. “Uso de Dolutegravir por mulheres grávidas ou que pretendem engravidar é uma das questões mais urgentes para a ciência, defendem especialistas”, defendem especialistas.  

Como resultado, alguns países interromperam seus planos para tornar os tratamentos baseados em dolutegravir sua terapia de primeira linha preferida. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também emitiu uma nota solicitando cautela sobre o uso de dolutegravir por mulheres em idade fértil como parte de seu tratamento.

No entanto, durante a 10ª Conferência do IAS sobre Ciência do HIV (IAS 2019), uma pesquisa adicional de Botswana descobriu que o risco dos problemas ligados ao tubo neural é menor do que o sinalizado no ano passado. Para ajudar os médicos e gestores a agir de acordo com essas descobertas, a OMS publicou recomendações atualizadas sobre a terapia antirretroviral e o uso do dolutegravir.

Brasil

 

Durante sua apresentação, Fernanda, do Ministério da Saúde, esclareceu os principais pontos referentes à pesquisa feita no Brasil com o objetivo de entender os riscos do dolutegravir à saúde da mulher.

Fernanda esclareceu ainda que o objetivo da pesquisa é fornecer uma resposta à população e ao trabalho que já foi exercido até aqui, uma vez que o dolutegravir é medicamento de primeira linha no Brasil. No país, das 570.176 pessoas em tratamento antirretroviral, cerca de 112 estao em dolutegravir. “Começamos a investigar cada mulher com HIV que ficasse grávida. Assim, mais de 3 mil mulheres foram acompanhadas.”

Assim, 3390 mulheres participaram do estudo. Deste total, 382 faziam uso apenas do dolutegravir, sem interferência de outro antirretroviral. E, descontando o número de abortos, nos 1452 nascimentos, não foram encontrados nenhum caso de deficiência no tubo neural.

Os estudos, portanto, mostram que os benefícios obtidos com tratamento mais seguro, mais eficiente e com todas as vantagens do dolutegravir, compensam os baixos riscos apresentados e, por isso, o país pretende modificar o protocolo que impede que mulheres com possibilidade de engravidar façam uso deste medicamento. 

 

Decisão da mulher

“O envolvimento da comunidade, incluindo a contribuição de mulheres que vivem com o HIV, desempenhou um papel fundamental na atualização dessas recomendações e será fundamental para implementá-las”, disse Jacque Wambui, do Conselho Consultivo da Comunidade Africana no Quênia. “Acessar o tratamento é um direito fundamental.”

“Apresente os medicamentos, deixe a mulher saber dos riscos e deixe ela decidir qual medicamento quer tomar. Nove milhões de mulheres vivem com HIV na África Subssaariana e precisaram esperar por 50 meses até que houvesse a possibilidade de tomar o dolutegravir”,  explica Jacque. 

Por isso, os especialistas concordaram que “a implementação de uma estrutura para responder aos sinais de segurança é necessária para assegurar que qualquer droga usada na gravidez possa ser rápida e apropriadamente avaliada caso surja um alerta de segurança grave. De qualquer forma, requer a existência de sistemas de vigilância apropriadamente planejados com ampla cobertura populacional, além de análises de dados que examinam os riscos e benefícios em uma variedade de contextos, envolvimento da comunidade afetada e outras partes interessadas importantes, e um plano de comunicação para todos os níveis de conhecimento e complexidade.” 

 

Jéssica Paula (jessica@agenciaaids.com.br)

 

A Agência de Notícias da Aids cobre a 10ª Conferência do IAS sobre Ciência do HIV (IAS 2019) com o apoio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente transmissíveis.

notícias relacionadas

Conferência Internacional Aids 2024 reabre inscrições para apresentação de estudos até 2 de maio

15/04/2024 - 16h01

As submissões de última hora devem apresentar dados coletados após o prazo regular de submissão de resumos de estudos (23 de janeiro de 2024) que sejam de significância inquestionável

Leia mais

Como falar sobre ISTs com um novo parceiro? Especialistas dão dicas

15/04/2024 - 14h14

É importante discutir sobre saúde sexual ao iniciar um relacionamento; veja como abordar o assunto de forma respeitosa e consciente

Leia mais

É preciso preparar o mundo para a próxima pandemia, destaca O Globo

15/04/2024 - 14h06

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deverá se reunir no mês que vem em Genebra com o objetivo de formular um pacto global para que, na próxima pandemia, não se repitam os erros cometidos na última.

Leia mais

Departamento de Aids apresenta atualizações no manejo clínico de crianças expostas ao HIV

15/04/2024 - 12h31

O acesso da população ao diagnóstico de HIV é o primeiro passo para eliminar as determinantes sociais da infecção.

Leia mais

Apoio

SENACUNAIDSLá em CasaFórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Apoio Institucional

OABMLMSaber ViverSoropositivo.orgSindicatoCidadão Sustentável